Invasão alienígena? Tromba d’água impressiona moradores de cidade em Cuba

Tromba d´água durou cerca de 8 minutos, mas não causou estragos em cidade cubana - Foto: Reprodução/Youtube/BBC

Vídeos feitos por moradores mostraram uma tromba-d’água impressionante nos céus da cidade de Cienfuegos, em Cuba, com meteorologistas comparando o cenário criado pelo fenômeno com uma “invasão alienígena”.

O evento, considerado raro na costa sul do país, foi registrado no final da tarde de sábado (16). Apesar das ocorrências não serem rotineiras, nos últimos quatro meses pelo menos três trombas semelhantes foram vistos na região da baía, mas nenhum tão impressionante quanto o mais recente, reportou a agência Reuters.

A tromba ficou sobre a região por cerca de 8 minutos, possibilitando aos moradores fazerem dezenas de vídeos e imagens do fenômeno. Ela ainda deixou de “herança” uma tempestade que caiu sobre a cidade no dia seguinte.

“Sem dúvida alguma é um lindo show”, afirmou Virgilio Regueira, um meteorologista do Centro Meteorológico Provincial de Cienfuegos, em um post no Facebook. “Mas tomem muito cuidado, porque nós sabemos que elas (as trombas d’água) são muito perigosas”, completou.

Parte da Agência de Meteorologia da Austrália, Dean Narramore descreveu em coluna ao site The Conversation que esses são eventos extraordinários frequentemente comparados com o “início de uma invasão alienígena”, dado o cenário formado.

A tromba-d’água é uma coluna giratória de ar que suga água do mar e a “torce”, utilizando-a para fazer uma conexão entre a parte de baixo do ambiente e as nuvens.

Elas se formam quando ventos que sopram em direções diferentes se encontram e têm como único caminho ir para cima, se unindo.

“Os ventos dentro de uma tromba-d’água podem alcançar mais de 100 quilômetros por hora e podem causar grandes danos a barcos no mar”, ponderou Narramore em seu texto ao site internacional.

“As trombas são, de certa forma, como os tornados que se formam sobre a terra. Mas, enquanto os tornados estão associados à tempestade supercélula, as trombas-d’água podem se formar em tempestades menores ou precisar apenas da presença do tipo certo de nuvens”, completou o meteorologista.

Apesar das imagens impressionantes, não houve relatos de feridos ou de prejuízos materiais causados pelo evento da natureza.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/10/19/invasao-alienigena-tromba-dagua-impressiona-moradores-de-cidade-em-cuba.htm

5 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui