Indicação de Mercadante para o BNDES desrespeita a lei das estatais, dizem especialistas

Mercado reagiu com as notícias sobre Mercadante e a possibilidade de alteração na lei das estatais

Foto: Adriano Machado | Reuters

Se for confirmada, a indicação do economista Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES desrespeita a lei das estatais, dizem especialistas.

Em seu artigo 17, parágrafo segundo, a lei diz que “é vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria, da pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Mercadante foi coordenador do programa de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pela Fundação Perseu Abramo e é um quadro histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

O tema tem provocado enorme confusão na equipe de transição. Segundo apurou a reportagem, Lula ficou incomodado com as restrições impostas pela lei às nomeações que pretende fazer.

A consultoria Eurasia Group publicou nesta manhã a informação de que Lula pode publicar uma medida provisória em seus primeiros dias no cargo alterando a lei das estatais. O tema tem apoio no Congresso, embora enfrente forte resistência na opinião pública.

Com as notícias sobre Mercadante e a possibilidade de alteração na lei das estatais, o mercado reagiu. Há pouco, o Ibovespa recuava 2,6%, o dólar subia 1,5% para R$ 5,32, e os juros subiam.

Sobre a indicação para a presidência do BNDES, a assessoria de imprensa do ex-ministro Aloizio Mercadante disse, em nota, que:

    • O inciso II do §2º do art. 17 da Lei das Estatais veda a indicação “de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”;
    • Neste sentido, informamos que Aloizio Mercadante ocupa o cargo de presidente da Fundação Perseu Abramo, fundação que não faz parte da estrutura decisória do PT;
    • Mercadante não exerceu qualquer função remunerada na campanha vitoriosa do Presidente Lula, não tendo sido vinculado a qualquer atividade de organização, estruturação ou realização da campanha;
    • Na campanha, o ex-ministro limitou-se a colaborar para a elaboração do programa de governo, função esta não abarcada nas limitações da Lei das Estatais; e
    • Por fim, como é de conhecimento público, Aloizio Mercadante é doutor em economia e possui notório saber na área de atuação do BNDES.

Por Raquel Landim, da CNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.