Hotéis de luxo investem em ações sustentáveis, a principal tendência no turismo

Caiman - Foto: Divulgação | Felipe Castellari

Nesta semana, além da COP27, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a sustentabilidade também foi o tema principal da abertura da World Trade Market, a WTM, em Londres.

Representantes de diversas empresas do setor apresentaram ações e metas sustentáveis para a indústria do turismo. A palavra “sustentabilidade” foi escolhida como “a principal tendência do setor na década de 2020” e o “turismo responsável” agora está por trás das decisões de negócios e da criação de experiências por parte de empresas e destinos.

O tema não é novo, mas mostra ser cada vez mais urgente e isso reflete na escolha dos passageiros. O Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2022 mostrou que 81% dos turistas mundiais afirmam que viajar de forma sustentável é importante, e 71% deles disseram que escolheriam fazer viagens neste sentido nos próximos 12 meses – um aumento de 10% em relação ao relatório de 2021.

Na hotelaria, exemplos de ações voltadas para a sustentabilidade estão presentes na Virgin Limited Edition, coleção do empresário britânico Richard Branson e parte de seu conglomerado de empresas, o Grupo Virgin.

Cada uma das 9 propriedades da rede, que reúne desde as ilhas Necker e Moskito, nas Ilhas Virgens Britânicas, até o safári Ulusaba, na África do Sul, possui tanto medidas para proteger o meio ambiente quanto para desenvolver e cuidar da comunidade local, como a criação de escolas ou a capacitação de profissionais.

Outro exemplo, é o La Coralina Island House, um novo hotel de Bocas del Toro, localizado no Caribe panamenho. Com apenas um ano desde a inauguração, o hotel já se mostra referência no Panamá pelo tratamento e classificação de resíduos, o baixo uso de plásticos e o trabalho de recuperação de corais das águas do Caribe – 95% das espécies de corais caribenhos podem ser encontradas em Bocas.

Confira algumas dessas ações sustentáveis

Necker Island – Ilhas Virgens Britânicas, Caribe

Foto: Virgin Limited Edition

A ilha comprada por Richard Branson nos anos 1970 e onde ele passa grande parte de seu tempo está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o respeito ao meio ambiente local. Necker se propõe a conservar algumas das espécies de animais mais ameaçadas do mundo e busca aproveitar ao máximo os recursos naturais encontrados nas Ilhas Virgens Britânicas. São inúmeras iniciativas em andamento – não à toa, Branson lançou neste mês de novembro uma série de vídeos, chamada “Creating A Better Future” (Criando um Futuro Melhor), para apresentar o trabalho de sua equipe. Entre outras ações de sustentabilidade estão:

    • Painéis solares – são mais de 1.230 pela ilha
    • Turbinas eólicas para produção de energia
    • 35 veículos elétricos
    • Garrafas reutilizáveis e canudos de bambu
    • Uniformes feitos de plástico coletado do oceano
    • Protetor solar em bombas recarregáveis e não em frascos descartáveis

Ulusaba Private Game Reserve – Sabi Sand, África do Sul

Foto: Virgin Limited Edition

Além dos safáris duas vezes ao dia, em que os hóspedes podem ver os famosos Big Five da África, o senso de comunidade está no coração de Ulusaba. Seu braço de caridade Pride ‘n Purpose foi originalmente estabelecido em 2003 por membros da família Ulusaba com o objetivo de ajudar comunidades carentes que vivem ao lado da Reserva Sabi Sand. 100% das doações vão diretamente para projetos próprios e estima-se que, desde o início, a Pride ‘n Purpose já beneficiou mais de 40.000 pessoas em sete comunidades. A filosofia da Pride ‘n Purpose é de que as pessoas são ajudadas de forma mais eficaz se tiverem o poder de ajudar a si mesmas, então a ênfase está definitivamente nas iniciativas de desenvolvimento sustentável. Entre outras ações estão:

    • Construção de 13 pré-escolas
    • Oficinas de formação de professores
    • Centros de alfabetização e para acolhimento de órfãos
    • Esterco do elefante é transformado em papel para o menu e a carta de boas-vindas aos hóspedes
    • Cerca de 50% dos resíduos gerados em Ulusaba são reciclados

Kasbah Tamadot – Marrocos

Foto: Virgin Limited Edition

Situado nas Montanhas Atlas do Marrocos, na pequena vila de Asni, Kasbah Tamadot coloca a preservação da comunidade local como aspecto fundamental. Na verdade, a mãe de Sir Richard Branson, Eve, descobriu e se apaixonou pela propriedade, e Branson concordou em comprá-la com a condição de que Eve fizesse algo para retribuir à comunidade. Assim foi lançada a Fundação Eve Branson, uma instituição dedicada a melhorar os padrões de vida em algumas das comunidades rurais mais pobres da região. O objetivo é ajudar a população local a longo prazo por meio da criação de empresas sustentáveis, que até agora incluem uma oficina de tapetes e uma casa de artesanato gerida por mulheres locais. Além disso, 99% dos colaboradores do Kasbah são moradores da região.

La Coralina Island House – Bocas del Toro, Panamá

Foto: Joge Mino/Divulgação

Cercado pelo verde da floresta tropical do Panamá, o La Coralina já nasceu com o conceito de preservar o meio ambiente ao seu redor. Localizado na ilha Cólon, uma das sete ilhas de Bocas del Toro, arquipélago considerado Patrimônio Mundial da Unesco e lar do primeiro Parque Nacional Marinho do Panamá, o hotel possui diversas iniciativas, como o classificação e tratamento de resíduos orgânicos, o não uso de recipientes descartáveis e plásticos, o reuso de água da chuva em tanques sanitários, além de preocupações com a comunidade – 90% do quadro de funcionários é composto por profissionais da ilha, que recebem capacitação e participam de programas de integração. Outro trabalho desenvolvido é a restauração e recuperação de corais – 95% das espécies de corais caribenhos podem ser encontradas em Bocas.

THAYANA NUNES | Assessoria de Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.