Giro da semana: Prefeito diz que Governo do Amazonas doará pistolas para armar guarda municipal

"Eu sou do bairro chamado Monte da Liberdade. Pra bandido, pra vagabundo não se pode dá moleza", esbravejou David Almeida

Foto: Ruan Souza / Arquivo Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que o governo do Amazonas deverá doar armas para armar a guarda municipal da capital. A informação foi dada durante entrevista coletiva realizada na quinta-feira (17), para tratar sobre pacote de investimentos.

“Em conversa informal, o secretário de Segurança do Estado perguntou se a prefeitura de Manaus tem interesse em receber armas doadas pelo governo do Amazonas”, disse o prefeito.

Segundo David Almeida, o armamento utilizado pela equipe de segurança do Estado será trocado e as armas que são utilizadas atualmente serão doadas.

Apesar do anúncio, o prefeito não deu muito detalhes. A reportagem procurou o governo do Amazonas para repercutir a informação, mas segundo a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), ainda não há informações sobre essa doação.

Guarda armada

David Almeida informou ainda que além das pistolas doadas, a prefeitura também providenciará mais armamento.

“Nós também vamos adquirir nossas próprias armas, armamento pesado, colete à prova de balas, será toda estrutura que nós vamos fazer para ter a nossa guarda municipal armada”, informou.

Legislação

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 03/2021, que permite que municípios possam armar suas guardas municipais, foi aprovada na quarta-feira, 16. Agora, cabe aos municípios o treinamento e o armamento.

“Nós estamos tratando da questão burocrática, a Constituição Estadual já está adequada a Constituição Federal, e agora falta adequar a Lei Orgânica do Município de Manaus à estadual”, explicou o prefeito.

Ainda segundo David, a prefeitura já está realizando as tratativas para iniciar o treinamento dos guardas municipais.

“O treinamento e a capacitação dos guardas municipais serão realizados na escola de serviço público da prefeitura. Acredito que até o final do ano, nós estejamos com a nossa guarda armada, essa é a nossa intenção”, concluiu.

Ataques

O tema de armar a guarda da capital ganhou repercussão após a onda de ataques violentos orquestrados por facções criminosas na capital amazonense e cidades do interior do Amazonas. Agências bancárias, delegacias, vias públicas, ambulâncias e até praças foram alvos dos vandalismos.

Atualmente, apenas 19 capitais brasileiras possuem a guarda municipal armada. Somente Manaus, Macapá, Rio de Janeiro e Recife não contam com a medida. Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco não têm Guarda Municipal.

Embate

Durante a entrevista coletiva, uma repórter questionou qual seria a necessidade de armar a guarda municipal de Manaus, David Almeida respondeu de forma incisiva. Sua fala, inclusive, viralizou nas redes sociais.

“Eu tinha três guardas municipais lá na bola da letras, quando chegaram três marginais, bandidos, vagabundos. Eles (guardas) ficaram assistindo eles tacarem fogo, se eles têm armas, eles teriam autorização para derrubar aqueles três vagabundos, para ser exemplo para todos”, disse.

O prefeito ainda foi além e disse: “Eu sou do bairro chamado Monte da Liberdade. Para bandido, para vagabundo não se pode dá moleza”, esbravejou.

Fonte: Joana Rebouças/PNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.