Furacão Otis atinge Acapulco, no México, com ventos de 265 km/h

Mais de 700 mil pessoas vivem na cidade mexicana famosa pelas suas belas praias

O furacão Otis atingiu o México com ventos de até 265 km/h - Foto de NASA na Unsplash | Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira, 25, o furacão Otis atingiu a região de Acapulco, no México. O sistema de tempestade de categoria 5 oferece risco à vida dos habitantes locais, o que levou os meteorologistas a divulgarem um alerta de um “cenário de pesadelo” na costa sul do país norte-americano.

O Otis alcançou a costa do México pouco depois da meia-noite (no horário local) com ventos de 265 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Os especialistas disseram também que a tempestade deverá enfraquecer rapidamente à medida que avança para o interior do país. Na noite desta quarta-feira o furacão já deve se dissipar.

Na terça-feira, 24, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, havia solicitado aos residentes do litoral do Estado de Guerrero — onde está localizada a cidade de Acapulco — procurarem obrigo o mais rápido possível. O presidente mexicano disse ainda que as pessoas devem se manter longe de rios, riachos e barrancos. O centro de furacões emitiu um alerta.

“Esta é uma situação extremamente séria para a área metropolitana de Acapulco, com o núcleo do furacão destrutivo provavelmente chegando perto da cidade pela manhã de quarta-feira. Não há registro de furacões nem perto desta intensidade nesta parte do México”.
furacão Otis
Centro de Acapulco à noite. Imagem/Wikimedia Commons | Reprodução

Em Acapulco vivem mais de 700 mil pessoas

Na cidade mexicana de Acapulco, famosa pelas suas praias, aproximadamente 720 mil pessoas são residentes permanentes. As autoridades locais alertam para a previsão de “ondas grandes e destrutivas”, e inundações potencialmente fatais na área costeira por conta do furacão Otis.

Chuva intensa

Os meteorologistas esperam também até 200 mm de chuva até o final desta semana. Porém, em algumas áreas o volume de precipitação pode chegar a 500 mm. Há também a possibilidade de deslizamentos de terra e inundações repentinas.

Furacão recordista

Antes de Otis, os especialistas não haviam registrado uma tempestade de categoria 5 no Pacífico Leste. O furacão mais forte a atingir a região foi a tempestade Patrícia, em 2015, que chegou à categoria 4, com ventos de 240 km/h. A passagem desta tempestade provocou a morte de duas pessoas, segundo o Centro Nacional de Furacões.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/furacao-otis-atinge-acapulco-no-mexico-com-ventos-de-265-km-h/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.