FINADOS EM MANAUS: Veja o que abre, o que fecha e as regras para visitas a cemitérios

Alguns serviços não vão funcionar na segunda-feira (1º), mas outros abrem em horário especial inclusive no feriado

Foto: Valmir Lima | Amazonas Atual

Com o feriado de Finados na próxima terça-feira, dia 2 de novembro, muitos moradores de Manaus se preparam para uma folga prolongada, já a partir de sábado (30). Alguns serviços não irão funcionar na segunda-feira (1º) e na terça-feira, mas outros abrem em horário especial inclusive no feriado.

Confira o que abre e fecha no feriado:

Cemitérios

Os cemitérios públicos de Manaus abrirão de 7h às 18h na terça-feira (2), Dia de Finados. Nos principais cemitérios, o trânsito sofrerá algumas alterações.

O monitoramento das vias será realizado por agentes de trânsito e fiscais de transportes. A ação inicia às 0h de segunda-feira (1º).

Vacinação contra a Covid-19

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 não funcionarão no período de 31/10 a 2/11, entre domingo e terça-feira, retomando o atendimento na quarta-feira, 3.

Praia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra – Foto: Ingrid Anne/Semcom

Em razão do feriado de Finados, a praia perene estará interditada na próxima terça-feira, dia 2, assim como não funcionará no domingo, dia 31.

No sábado, dia 30, o balneário funciona normalmente de 6h às 17h. Excepcionalmente, será aberta na segunda-feira, que é ponto facultativo, para acesso aos banhistas. Para frequentar o balneário é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

“Ballet das Águas” – No chafariz do complexo turístico, os frequentadores terão a chance de assistir ao espetáculo de água e luzes, a partir das 18h até as 21h.

Museu da Amazônia – MUSA

Borboletário no Museu da Amazônia, o Musa, em Manaus – Foto: Franco López/ Arquivo pessoal

Museu da Amazônia ficará aberto todos os dias, de sábado até a terça-feira. O horário de funcionamento é de 8h30 às 17h para visitação – com entrada até 16h.

É obrigatório o uso de sapato fechado (tênis ou bota) e máscara. Ingresso sem guia: R$ 30 reais e R$ 15 a meia entrada. Mais informações no site do Musa.

Comércio popular

galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, esquina com a 24 de Maio, Centro, funciona normalmente na segunda-feira, 1º/11, de 8h às 19h. O local permanece fechado na terça, Dia de Finados.

galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, Centro, com entrada também pela rua Marquês de Santa Cruz, abre de 8h às 17h, na segunda-feira. O local permanece fechado na terça, Dia de Finados.

shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, vai funcionar das 8h às 18h no mesmo dia. O local permanece fechado na terça, Dia de Finados.

Mercado municipal Adolpho Lisboa – Foto: Mário Oliveira | Arquivo Semcom

Já o mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, tem funcionamento normal no ponto facultativo do Servidor Público Municipal, com abertura às 6h e fechamento às 17h. Na terça, o mercado recebe o público de 6h às 12h.

Feiras

Feira da Manaus Moderna – Foto: João Viana | Semcom

As feiras municipais Manaus Moderna e da Banana, ambas no Centro, funcionam de 2h às 18h, tanto no ponto facultativo de segunda-feira quanto no feriado de Finados.

feira municipal do Produtor da zona Leste fica aberta das 4h às 18h, tanto no ponto facultativo de segunda-feira quanto no feriado de Finados.

feira da Panair, bairro de Educandos, zona Sul, por conta do terminal pesqueiro, funciona 24 horas por dia, tanto no ponto facultativo de segunda-feira quanto no feriado de Finados.

Atendimento nos serviços de Saúde

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER).

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na quarta-feira (03/11).

Fachada da Maternidade Moura Tapajóz – Foto: João Viana | Arquivo Semcom

maternidade Dr. Moura Tapajóz, localizada na Compensa, zona Oeste, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Manaus) funcionarão em regime de plantão.

Também o programa de profilaxia da raiva humana terá atendimento no sábado, 30, e domingo, 31/10, segunda e terça-feira, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, Flores, zona Centro-Sul (ao lado do Hemoan)

clínica da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, no, Lago Azul, zona Norte, estará aberta no sábado, domingo, segunda e terça-feira, no horário das 8h às 18h, para atendimentos gerais em Atenção Primária.

Hemocentro

A coleta de sangue da Fundação Hemoam terá funcionamento especial durante os pontos facultativos e o feriado. A coleta na sede do Hemoam funcionará normalmente no sábado (30), das 7h às 18h. No domingo não haverá funcionamento do hemocentro. Na segunda-feira, o hemocentro estará aberto das 7h às 18h. Na terça-feira, feriado de Finados, não haverá coleta.

Os interessados em doar sangue podem comparecer à sede da FHemoam, localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul de Manaus.

Espaços culturais

Todos os espaços culturais coordenados pelo Governo do Amazonas funcionarão normalmente até o sábado (30/10). Na segunda e terça-feira (1º e 02/11), os espaços não abrirão para a visitação do público. Confira os horários:

Foto: Michael Dantas
    • Palacete Provincial e Centros Culturais Palácio da Justiça e Rio Negro: das 9h às 17h
    • Centro Cultural dos Povos da Amazônia: das 9h às 15h
    • Museu do Seringal: das 9h às 15h
    • Casa das Artes: das 15h às 20h
    • Teatro Amazonas: das 9h às 14h30, no sábado (30/10), devido à programação de Halloween

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/10/29/finados-em-manaus-veja-o-que-abre-o-que-fecha-e-as-regras-para-visitas-a-cemiterios.ghtml

1 COMENTÁRIO

  1. A população manaus rápido já não vai ao ar lugares de lazer em dias normais por terem que trabalhar,e nose feriados esses lugares são fechados daí fica ainda mais difícil de ir e levar suas famílias pra conhecerem tais lugares, Outra coisa o musa está cobrando muito caro a entrada pra visitação, não dá pra cobrar mais menos a população está sem dinheiro até pra comprar alimento e ainda vem o musa e cobrar um valor desses produtos seu próprio povo, valores altos devem ser pra turistas estrangeiros, esses sim devem pagar não nós oS manaus rastreio é amazonenses,

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.