ESA faz primeira transmissão ao vivo da história de Marte nesta sexta; veja como assistir

Agência Espacial Europeia mostrará imagens ao vivo planeta para celebrar os 20 anos da missão espacial não tripulada Mars Express

Planeta Marte - Foto: Divulgação | Nasa

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai transmitir, nesta sexta-feira (2), às 13h, no YouTube, uma das primeiras imagens ao vivo de Marte para celebrar os 20 anos da missão espacial não tripulada Mars Express.

Em um comunicado, a ESA anunciou que, durante uma hora, a cada 50 segundos, novas imagens serão enviadas diretamente da câmera de monitoramento visual (Visual Monitoring Camera – VMC) instalada no orbitador da agência.

A maioria das observações e dados coletados por espaçonaves são feitas durante períodos em que não estão em contato direto com uma antena de estação terrestre na Terra.

Durante a transmissão ao vivo de uma hora de sexta-feira, o tempo entre as imagens serem tiradas da órbita de Marte e aparecerem na tela será de cerca de 18 minutos, disse a ESA.

Serão 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores no solo ,espera a agência.

A agência, no entanto, ressaltou que nunca tentaram nada parecido antes, portanto, “os tempos exatos de viagem para sinais no solo permanecem um pouco incertos”.

Câmera de Monitoramento Visual da Mars Express – Foto: Divulgação | Agência Espacial Europeia

“Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, explica James Godfrey, gerente de operações de naves espaciais no centro de controle de missão da ESA.

Acompanhe ao vivo

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/esa-faz-primeira-transmissao-ao-vivo-da-historia-de-marte/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.