Dólar fecha em queda e fica cotado a R$ 5,206 à espera de decisão do Copom

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O dólar comercial fechou em queda de 1,21%, cotado a R$ 5,206, na sessão desta quarta-feira (7), com os investidores de olho na votação da PEC da Transição no Senado, além de esperarem a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que será anunciada nesta tarde.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou em queda de 1,02%, aos 109.068,55.

Embora haja consenso entre os especialistas que a taxa básica de juros (Selic) será mantida nos atuais 13,75%, o mercado aguarda para ver se o Copom fará qualquer indicação sobre como os gastos do governo eleito podem afetar futuras decisões.

O ciclo da Selic voltou à discussão diante dos planos de aumento de gastos do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode afetar a inflação futura devido ao estímulo ao consumo e também pelo canal de deterioração de ativos, como o dólar. Na curva de juros, há precificação de novos aumentos de juros, enquanto no Boletim Focus o mercado aposta majoritariamente, por enquanto, no adiamento dos cortes, com uma taxa terminal mais alta no fim do ano que vem.

Já o Focus desta semana ainda aponta que o mercado elevou sua expectativa para o patamar dos juros ao fim do próximo ano, antecipando uma redução menor da taxa Selic ao longo de 2023, ao mesmo tempo que previu um aumento maior da dívida pública. A projeção dos analistas para a Selic subiu para 11,75% ao final do próximo ano, de 11,50% previstos em novembro.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/12/07/dolar-07-de-dezembro.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.