Dia do Fisioterapeuta é comemorado com histórias de superação na Fundação Doutor Thomas

Foto: Divulgação | FDT

Em alusão ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, realizou na tarde desta quarta-feira, 11/10, um momento para celebrar entre os idosos residentes e colaboradores o trabalho dos fisioterapeutas da Instituição de Longa Permanência (ILPI). O evento aconteceu no Centro de Reabilitação, na rua Doutor Thomas, 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com 800 atendimentos ao mês, o Centro de Reabilitação (Fisioterapia) vem ao longo dos anos trabalhando a modernização e humanização no atendimento da pessoa idosa institucionalizada. A gerente de Fisioterapia, Ericka Saunier, explica a importância da fisioterapia geriátrica para os residentes.

“Aqui na ILPI, os idosos, que estão realizando os protocolos de atendimento, mostram uma melhora significativa na mobilidade e no seu quadro de saúde. É recomendado fazer tratamento fisioterapêutico com objetivo de prevenir e evitar perdas significativas e lesões. A fisioterapia geriátrica é usada na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente, é indicada para idosos com sequelas de AVC, diagnosticados com Alzheimer, doença de Parkinson, entre outras patologias. É recomendado fazer tratamento fisioterapêutico com objetivo de prevenir e evitar perdas significativas e lesões”, explica Éricka.

Thelma Bastos – Foto: Divulgação | FDT

O que mostra que o trabalho está sendo positivo são os resultados, como o quadro clínico da idosa Thelma Bastos, 77 anos, institucionalizada na FDT há dois anos. Com perfil de alta complexidade, apresentava fraqueza muscular, dor, dificuldade para permanecer sentada, sentia medo em realizar algumas condutas do dia a dia.

“Com muito profissionalismo, insistência e empatia, a equipe de fisioterapia juntamente com toda equipe multidisciplinar, conseguiu melhorar o quadro clínico da idosa fazendo com que ela evoluísse consideravelmente. Em menos de um ano, a idosa ganhou força muscular, melhora no quadro de dor e, hoje consegue realizar de forma parcial suas atividades de higiene e alimentação, é uma grande vitória e motivo para comemorar”, finalizou Éricka.

Os atendimentos são realizados todos os dias nos três níveis de dependência, no período da manhã e da tarde. Após a avaliação e liberação médica, os exercícios realizados para essa reabilitação são os de fortalecimento muscular, mobilização passiva e ativa, alongamentos, treino de marcha e de equilíbrio, e respiratórios, entre outros.

O Setor de Fisioterapia conta uma estrutura de equipamentos para auxiliar na reabilitação como espaldar, barra paralela, bicicletas ergométricas, circuitos, andadores para treino de marcha eletroterapia (para analgesia).

“O atendimento da fisioterapia sempre foi humanizado e personalizado, respeitando e conhecendo o quadro clínico de cada paciente. São diversos casos positivos, mostrando que estamos no caminho certo. A Fundação Doutor Thomas tem um ambiente seguro e moderno com os equipamentos necessários para melhor atendê-los. A fisioterapia geriátrica tem transformado a vida desses idosos e promovendo, cada vez mais, independência e qualidade de vida. O nosso trabalho sempre foi desenvolvido com amor e humanização”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Por Fábia Lima | FDT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.