A Prefeitura de Manaus estendeu até 8 de dezembro o prazo para solicitar os créditos do Imposto Sobre Serviços (ISS) para abater o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. Contribuintes pessoas físicas que contrataram serviços na capital amazonense e informaram o Cadastro de Pessoa Física (CPF) na Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) podem solicitar os créditos.
“Muitos contribuintes estão pedindo e também devido à grande procura, resolvemos prorrogar, até o dia 8, o prazo para o contribuinte acessar o sistema e definir a matrícula de IPTU que receberá o desconto a partir do crédito da nota”, explicou o subsecretário da Receita da Semef, Arminio Pontes.
A consulta aos créditos e o pedido de desconto podem ser feitos pelo site http://creditodanota.manaus.am.gov.br, sem necessidade de deslocamento. Para acessar, basta realizar um breve cadastro.
O contribuinte pessoa física poderá creditar até 20% do ISS gerado pela nota, com possibilidade de abatimento de até 50% no valor do IPTU de 2025. Vale lembrar que o imóvel indicado não precisa estar no mesmo nome do CPF cadastrado na NFS-e, mas não pode ter débitos vencidos até a data da indicação. Os créditos acumulados são válidos por cinco anos.