Defensor Público Oswaldo Neto é o mais novo cidadão itacoatiarense

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Itacoatiara, através de propositura do vereador Arnoud Lucas, homenageou, no dia 16/06, com o título de Cidadão Itacoatiarense o jovem defensor público, Oswaldo Machado Neto.

“A maior honraria desta Casa do Povo, é pelo brilhante serviço prestado pelo doutor Oswaldo, ao povo desta terra, na defesa das causas dos cidadãos menos favorecidos, mais vulneráveis e muitas vezes, ‘invisíveis’, foi que me motivou a submeter à apreciação de meus pares, essa concessão”, justificou o autor da propositura.

Tânia Chantel, coordenadora da Lar de Maria, fez um discurso de agradecimento emocionado, ao falar da assistência jurídica prestada pela Defensoria Pública, através do homenageado. “O doutor Oswaldo, na verdade, abraçou as causas de mulheres em vulnerabilidade social, tendo seus direitos e a dignidade recuperados”, declarou a coordenadora.

O prefeito Mário Jorge Abrahim, ao usar a tribuna, elogiou a atuação do homenageado e disse que era uma honra tê-lo como o mais novo cidadão itacoatiarense.

Mário Abrahim, aproveitou o momento para anunciar que enviará à Câmara o projeto para doação de um terreno à Defensoria Pública do Amazonas, para a construção de sua sede no município. “Eu sei da importância dos serviços que a Defensoria presta, no atendimento daqueles menos favorecidos. Muitas mulheres, puderam recorrer,  através dessa instituição, em busca de seus direitos, como o pagamento de pensão para seus filhos menores, quando das separações dos casais, por exemplo”, afirmou o prefeito.

Fazer justiça, esse é o papel da Defensoria Pública, segundo falou Alberto Rodrigues do Nascimento – Procurador Geral Justiça do Amazonas, “como filho do interior do estado, sei a necessidade, a carência do povo, essa é a nossa missão, doutor Oswaldo, de levar ‘luz’, esclarecer questões de cunho jurídico, para que haja paridade de direito a todos, e isso, o senhor tem feito muito bem”, destacou.

Após receber o título, o defensor público homenageado, ainda emocionado com tantas demostrações de reconhecimento de seu trabalho, disse que, “algumas  medidas foram importantes e corajosas, como a sua  decisão de, durante a fase crítica da Covid-19, mandar interromper os serviços de transporte fluvial de passageiros, no município, e que, segundo ‘estudos’, ajudou a poupar mais de 100 mil vidas. Vocês são a razão, me incentivam a prosseguir. É muito bom ter vocês ao meu lado, na trincheira. Isso, é mais importante que a própria batalha de servir o povo, única razão de ser e existir da Defensoria Pública”, concluiu Oswaldo Neto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.