Crianças e adolescentes participam de ação contra o racismo

Maria Eduarda Costa, de 11 anos, foi destaque no concurso - Foto: Divulgação

O Comitê de Diversidade do Grupo Simões realizou mais uma atividade que busca promover diversidade e inclusão no ambiente corporativo. Dessa vez, filhos e dependentes de colaboradores foram envolvidos em uma ação que, além de incentivar a produção textual, ainda abordou um tema que precisa ser cada vez mais discutido no país e no mundo, o racismo. Colocando toda a criatividade à prova, a garotada participou de um concurso de frases e poesias, afinal é através da infância que se formam adultos mais conscientes.

“Se queremos um mundo onde o direito à igualdade é assegurado, precisamos desde a infância sensibilizar e educar nossas crianças e adolescentes para o respeito às diferenças”, destacou a diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Simões, Tânia Corrêa, que faz parte do Comitê de Diversidade, formado por colaboradores de diversos setores da empresa.

Criado em 2019, o Comitê busca realizar uma série de iniciativas para tornar a empresa um espaço plural, através de ações de eventos e atividades que envolvam todos os colaboradores, seja por meio de uma peça de comunicação ou de uma ação de engajamento. Isso é o que será feito no dia 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Antes da criação do comitê, o código de ética e conduta do Grupo Simões já buscava priorizar o respeito às diferenças e o combate à discriminação. Agora, a empresa se propõe a potencializar a singularidade das pessoas, em busca de um ambiente de trabalho mais justo, criativo, inovador, engajado e motivado.

Conheça os vencedores

Cerca de 30 crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, foram inscritas no concurso. Os trabalhos classificados ganharão produtos da Coca-Cola e Del Valle, e ainda participarão de uma exposição em comemoração ao Dia da Consciẽncia Negra, no dia 20 de novembro. Já os vencedores, ganharam o livro “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, além de bolsa, squeeze e pop socket da Coca-Cola, além de outros brindes.

Com o texto: “Diga não ao racismo. Não julgue para não ser julgado, vamos unir todas as raças, para um mundo melhor. Vamos ecoar uma só voz, sem desigualdade, discriminação, e preconceitos”, o pequeno Sérgio Júnior, de 9 anos, foi um dos premiados no concurso. Filho da colaboradora Carla Louzeira, ele foi vencedor na categoria mirim.

Sérgio Júnior, de 9 anos – Foto: Divulgação

Quem também foi destaque no concurso foi a Maria Eduarda Costa, de 11 anos, filha da colaboradora Miriam Moraes que produziu um texto sobre a luta contra o racismo. Em um dos trechos do trabalho, ela disse “Eu luto pela igualdade da minha cor e do meu cabelo, que foi imposto para sociedade, como defeito”. Dividindo o pódio com ela, Eduardo Caetano, de 11 anos, também foi premiado no concurso. Com o título “Racismo é errado, assunto encerrado!”, o texto do filho da colaboradora Cintia Pimenta salienta que racismo é crime e machuca.

Na categoria 3, em que concorreram jovens de 14 a 17 anos, a vencedora foi a filha da colaboradora Emelin Trindade, Beatriz Trindade, de 17 anos. Em um texto emocionado, a adolescente diz que quer viver em um mundo onde o diferente é ser normal, onde o branco, negro, índio e amarelo são iguais e o respeito e a igualdade são prioridade.

Sobre o Grupo Simões

Com sede em Manaus, o grupo é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir uma marca própria de água mineral, a Belágua. O Grupo ocupa 42% do território nacional, com três fábricas de bebidas espalhadas nos Estados da Região Norte, exceto Tocantins. O Grupo Simões atua, ainda, no segmento de veículos, com duas concessionárias na capital amazonense, e no segmento de Gás Carbônico, com duas fábricas em Manaus e Belém e um centro de distribuição em Porto Velho.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.