Cooperativa do Amazonas lança coleção inspirada na fauna amazônica

Foto: Divulgação

Pra quem gosta de apreciar a famosa fauna amazônica, agora tem a oportunidade de levar pra casa os bichos mais fofos da região. A Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), desenvolveu uma coleção denominada “Fauna em Pelúcia”, que retrata os animais, principalmente, com apelo aos que estão na lista de extinção.

Arara vermelha, arara azul, onça preta, boto cor de rosa, dentre outros, já estão disponíveis para aquisição. A cooperativa já trabalhava a ideia de confeccionar os produtos, que se fortaleceu a partir da demanda nas redes sociais, quando uma cliente se deparou com um bicho-preguiça e sugeriu que a Copamart desenvolvesse uma coleção de bichos amazônicos em pelúcia.

“A ideia já existia desde o início da cooperativa, fazíamos um bicho ou outro, mas não uma coleção inteira. Esse ano uma cliente viu no nosso Instagram um bicho e queria uma coleção. Então foi solicitado dos cooperados que entregassem um protótipo”, explica Valdemarina Cruz, associada que teve a coleção escolhida.

Foto: Divulgação

Os bichos foram confeccionados em tecido de pelúcia antialérgico com enchimento, e vem chamando a atenção de quem passa em frente à loja, localizada no 2º piso Shopping Ponta Negra. “É uma coleção diferente, que retrata nossa fauna amazônica, e como cooperativa amazonense, procuramos evidenciar a riqueza de nossa região, principalmente os animais que correm risco de extinção”, ressalta Terezinha Lira, presidente da Copamart.

Sobre Copamart

A Copamart existe há dez anos e agrega 14 associados dentre a capital e os municípios de São Gabriel da Cachoeira (a 862.56 km), Barcelos (a 401 km) e Parintins (a 372km). Os cooperados confeccionam tipos variados de artefatos a partir de cortiça, bambu, palha, vime, massa vegetal, dentre outras matérias-primas.

Dificuldades na pandemia

A presidente também explicou as dificuldades das cooperativas desde o início da pandemia Covid 19, que paralisou o setor tanto na confecção de produtos, quanto nas vendas. “Ficamos praticamente seis meses fechados, agora que estamos nos reerguendo. Tivemos uma ajuda de Emenda Parlamentar e conseguimos estabilizar um pouco a situação, e estamos sempre buscando inovar para fazer a diferença no mercado”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.