Com novas escolas, Governo do Amazonas abriu vagas para mais de 14 mil estudantes na rede estadual

Foram inaugurados dez Centros Educacionais pelo governador Wilson Lima em três anos e meio

FOTO: Euzivaldo Queiroz

O Governo do Amazonas criou 14 mil vagas na rede pública estadual de ensino, desde 2019, com a abertura e reativação de novas escolas estaduais. Nesse período, o governador Wilson Lima inaugurou 11 unidades de ensino, sendo nove Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis), e reabriu as portas de cinco escolas que estavam fechadas e com obras abandonadas por outras gestões.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), a maior parte das vagas foi aberta na educação de tempo integral. Das 14 mil criadas, cerca de 9 mil foram para as salas de aula de Ceti’s. Outros 5 mil novos alunos foram inseridos em duas novas escolas de ensino regular e cinco escolas estaduais reativadas, entre 2021 e 2022.

Em Manaus, foi reativada a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Arminda, no bairro Coroado, zona leste da capital, e a Escola Estadual Rosina Ferreira, no bairro Alvorada, zona oeste. As duas unidades de ensino abriram as portas para o ano letivo de 2022.

Maior estrutura física da educação básica do Amazonas, o Ceti Dariana Correa Lopes foi inaugurado no ano passado no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, facilitando a vida dos moradores da área, que antes tinham de se deslocar para bairros mais distantes.

“É a primeira vez estudando em uma escola de tempo integral e que eu moro perto, antigamente eu estudava no São Jorge. Tem alunos que não gostam muito de ir para a escola, porque elas não proporcionam tantas coisas interessantes, e essa daqui proporciona até demais”, disse o estudante Levi Castro, 17 anos, que faz o segundo ano do ensino médio no Ceti Dariana Correa Lopes.

Além do Ceti, a capital ganhou ainda as Escolas Estaduais Rofran Belchior e Terezinha Almeida, na zona leste e oeste, respectivamente. As duas unidades representam atendimento a mais de 1,5 mil estudantes.

No interior, no município de Careiro da Várzea (distante 25 km de Manaus), houve a reativação da Escola Estadual Tibúrcio Alves Mogeiro. Já em Tabatinga (a 1.108 km da capital), foram reativadas as Escolas Estaduais Indígenas Elécia Campos e Belém do Solimões.

Novas escolas

O Ceti José de Araújo Rodrigues foi a décima primeira escola a ser entregue e se tornou a unidade de ensino referência no Ensino Médio do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).

Dedicada integralmente à modalidade, o Ceti vai atingir, aproximadamente, 1 mil estudantes, e inicia suas atividades na terra do açaí como uma oportunidade de formar profissionais capacitados, que visam contribuir com o crescimento do município.

Quatro mil novas vagas

Até o final de 2022, outras quatro mil vagas serão abertas com a inauguração de novos Cetis em quatro municípios. Em junho, o Governo do Amazonas vai entregar escolas de tempo integral em Eirunepé (distante 1.160 km de Manaus) e Tabatinga (a 1,108 km da capital). Em julho, será a vez de Boca do Acre (distante 1.028 de Manaus) receber uma nova unidade de ensino. No segundo semestre, o Ceti de Fonte Boa(distante 678 km de Manaus) será entregue.

NOVAS ESCOLAS ESTADUAIS

2019

  • Escola Estadual Rofran Belchior, em Manaus
  • Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant
  • Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea
  • Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte

2020

  • Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo

2021

  • Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho
  • Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença
  • Ceti Hélio Bessa, em Tefé
  • Ceti Dariana Correa Lopes, em Manaus

2022

  • Escola Estadual Terezinha Almeida, em Manaus
  • Ceti José de Araújo Rodrigues

ESCOLAS ESTADUAIS REATIVADAS

  • Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Arminda, no Coroado, zona leste de Manaus;
  • Escola Estadual Rosina Ferreira, no Alvorada, zona oeste de Manaus;
  • Escola Estadual Tibúrcio Alves Mogeiro, Careiro da Várzea;
  • Escola Estadual Indígena Elécia Campos, Tabatinga;
  • Escola Estadual Indígena Belém do Solimões, Tabatinga;

ESCOLAS COM INAUGURAÇÃO PARA 2022

● Ceti Eirunepé – previsão de entrega junho de 2022

● Ceti Tabatinga – previsão de entrega junho de 2022

● Ceti Boca do Acre – previsão de entrega julho de 2022

● Ceti Fonte Boa – 2º semestre

Fonte: Seduc

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.