Com curadoria da ABF, Arena Pitch capacita visitantes da Feira do Empreendedor Sebrae 2023 em temas-chave do franchising

Foto: Divulgação

Tido como uma das portas de entrada para o empreendedorismo, o setor de franquias contará com um espaço especial de conteúdo na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP (FE23) – que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na Arena Pitch, espaço cuja programação conta com a curadoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante os quatro dias de evento, o público poderá acompanhar palestras e talkshows com representantes da Entidade e grandes players do setor. Serão 24 palestras e oito talkshows cobrindo a quase totalidade da duração da feira.

As palestras terão duração média de 25 minutos e oferecerão um overview do setor e contarão com temas que vão desde Conceitos do Franchising, passando pela Lei e o Contrato de Franquias até os Passos Para Avaliar Uma Franquia. “O setor tem particularidades importantes que precisam ser conhecidas pelos futuros empreendedores. Os assuntos foram pensados de modo a despertar o interesse tanto de quem não conhece o funcionamento de uma franquia quanto para sanar dúvidas iniciais daqueles que já pensam em empreender dessa forma”, explica a diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela.

Além das palestras, os participantes poderão acompanhar os talkshows “Franqueado feliz vende bem”, com Alexandre Sita, da Proselling; “Os 7 franquehábitos”, com Denis Santini, do Grupo MD; “Vacina de resultados e produtividade”, com Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics e diretor de Marketing da ABF; “Franquias vencedoras”, José Carlos Fugice, do Grupo Goakira; “Franquias – multiplicar é a essência do negócio”, com Leandro Krug. A programação se encerra com a participação do humorista, apresentador, cantor e youtuber, Rafael Cortez, que discorrerá sobre “Franquias – tudo o que você precisa saber”.

O franchising e seus números positivos

A programação variada do Espaço se baseia na importância que o setor de franquias tem na economia do País, correspondendo a 2,5% do PIB. Além disso, dados mais recentes da ABF apontam que, apenas no primeiro semestre deste ano, o franchising, como um todo, cresceu 15% no faturamento, alcançando uma cifra de mais de R$ 91 bilhões. A ascensão também se mantém em relação ao número de redes franqueadoras, 7,7%, chegando a quase 3,2 mil. Já no quesito empregos diretos, são mais de 1,6 milhão de postos.

“Presente em mais de 60% dos municípios brasileiros, vejo o franchising como um grande promotor da inclusão tanto no mercado de trabalho – por ser uma das principais vias pela qual muitos jovens conseguem seu primeiro emprego. Há também aqueles – e não são poucos – que buscam empreender por meio das franquias, seja para abrir o primeiro negócio próprio ou para diversificar a carteira de investimentos. Isto acontece por conta da segurança oferecida pelo setor. São modelos testados à exaustão e formatados de maneira a não apenas  a se perpetuarem, como também se expandirem, visto que o aumento da capilaridade está no DNA das franquias”, comenta Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Serviço

    • FE23
    • Data: 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h
    • Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
    • Informações e inscrições: Link
    • Entrada gratuita

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.