Com cautela da véspera do 7 de Setembro, dólar sobe 1,63%; Bolsa cai 2,17%

Foto: Getty Images | iStock

O dólar comercial fechou com alta de 1,63% na sessão desta terça-feira, cotado a R$ 5,238, refletindo a cena local, com novas indicações de autoridades do Banco Central e a crescente cautela eleitoral às vésperas do feriado de 7 de Setembro.

Os ânimos globais têm se exaltado diante da iminência clara de recessão na Europa, que enfrenta uma crise energética, e riscos econômicos crescentes nos Estados Unidos, onde o Banco Central do país, o Federal Reserve, deve continuar aumentando os juros de forma agressiva, freando o consumo ao encarecer o crédito para famílias e empresas.

Enquanto isso, “as comemorações do Bicentenário da Independência deverão dominar o cenário nos próximos dias no Brasil”, aponta a Genial Investimentos em relatório.

A menos de um mês do primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) busca demonstrar força ao mesclar convocatórias de campanha com eventos civis e militares marcados para o 7 de Setembro em Brasília e no Rio de Janeiro, enquanto a cúpula do Judiciário, provável alvo das manifestações, se prepara para a contenção de excessos nos discursos e atos contra as instituições com reforço de segurança.

Investidores devem monitorar os atos com cautela, de olho em qualquer escalada significativa nas tensões políticas locais.

Ainda no âmbito doméstico, participantes do mercado digeriam comentários do diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, que afirmou nesta manhã que o processo de controle inflacionário no Brasil ainda é bem incipiente e há discussão sobre ajuste residual na taxa básica de juros.

Ibovespa fecha em forte queda

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou com forte queda na sessão de hoje. A Bolsa encerrou o pregão com queda de 2,17%, aos 109.763,77 pontos.

A queda expressiva também foi reflexo da véspera de feriado no Brasil e da aversão a risco com aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano e declarações de autoridades do Banco Central brasileiro, que ajustaram expectativas sobre o rumo da taxa básica de juros, a Selic.

Durante a sessão desta terça-feira, as ações da construtora MRV (MRVE3), do Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VIIA3) figuraram entre as maiores baixas do dia.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/09/06/dolar-6-de-setembro-de-2022.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.