Cientistas criam dimensão extra no tempo a partir de computadores quânticos

Pesquisadores norte-americanos encontraram uma dimensão “extra” no tempo, que pode mudar a maneira como entendemos matéria, além de ajudar a construir computadores quânticos revolucionários. A pesquisa, publicada na revista Nature no dia 20 de julho, descreve o experimento que usou lasers piscando em um padrão inspirado na sequência de Fibonacci.

Os lasers foram usados em átomos dentro de um computador quântico, um dispositivo capaz de manipular e ler informações contidas em átomos, moléculas, prótons, elétrons e outros tipos de sistemas quânticos. Ao realizar isso, encontraram uma nova fase da matéria, com duas dimensões, mas que ainda flui em apenas uma direção.

Essa descoberta traz anos de pesquisa teórica para a realidade experimental. O que os pesquisadores explicam é que, com a nova fase da matéria, os computadores quânticos poderão ser muito mais confiáveis, e permitir cálculos mais robustos.

Os computadores quânticos são alimentados por qubits, ou bits quânticos. Eles são como os bits de um computador normal, só que feitos de íons atômicos. O que acontece é que são dispositivos experimentais, e podem perder suas propriedades de maneiras não planejadas.

Para tornar esses qubits mais robustos e menos propensos a mudanças, os cientistas vêm utilizando lasers, que adicionam “simetrias” e os tornam mais resistentes a mudanças. No novo estudo, os pesquisadores adicionaram não uma, mas duas simetrias de tempo, usando pulsos de lasers ordenados.

Segundo o jornal The Independent, os pesquisadores trabalharão para integrar as descobertas em computadores funcionais. “Temos essa aplicação direta e tentadora, mas precisamos encontrar uma maneira de vinculá-la aos cálculos”, disse Philipp Dumitrescu, do Centro de Física Quântica Computacional do Flatiron Institute em Nova York ao Independent. “Esse é um problema aberto no qual estamos trabalhando”.

Fonte: Site Galileu

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.