Chuva que provocou catástrofe na Argentina pode chegar ao Brasil, avisa meteorologista

Tempo deve mudar a partir da segunda-feira 18

Temporal causou destruição na Argentina; no Brasil, chuvas intensas devem ser registradas a partir da segunda-feira 18 - Foto: Téleam

O temporal que caiu sobre a Argentina entre a noite de sábado 16 e a madrugada deste domingo, 17, pode chegar ao Brasil. A informação é do meteorologista Olivio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor intenso deste domingo nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve ceder lugar na madrugada de segunda-feira 18 para chuvas intensas. Há previsão de temporais para algumas localidades e de queda das temperaturas.

“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda”, afirmou Olívio Bahia ao Metrópoles.

Segundo o Inmet, as chuvas intensas vão ocorrer em todo o país, especialmente na terça 19 e quarta-feira 20, e devem se estender por pelo menos uma semana. Isso significa que o Natal será chuvoso na maior parte do Brasil.

As temperaturas vão cair em razão dessa massa de ar frio da Argentina e de outras duas: uma que vem da Amazônia peruana e outra, do Oceano Atlântico. Com isso, as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 30 aos 33 graus. “A umidade vai se espalhar, com pancadas de chuva durante a semana e um tempo mais instável, o que é ótimo para combater a seca e levar a uma redução das temperaturas”, disse o meteorologista.

Mortes e estragos com temporal na Argentina

temporal argentina
Teto do Clube Bahiense do Norte, em Bahía Blanca, desabou; 13 pessoas morreram – Foto: Reprodução/Twitter/X

Na Argentina, um temporal com ventos de mais de 130 km/h causou estragos e mortes. Um ginásio esportivo em Bahía Blanca, na Província de Buenos Aires, desabou e matou 13 pessoas. Outras 14 ficaram gravemente feridas.

O presidente da Argentina, Javier Milei, embarcou para Bahía Blanca, cidade litorânea na Província de Buenos Aires, acompanhado de ministros e de equipe médica.

Na capital, o Aeroporto de Buenos Aires precisou ser fechado devido aos ventos que atingiram quase 100 km/h. Aviões de grande porte giraram na pista com a ventania.

Dados dos boletins meteorológicos do Aeroparque Jorge Newbery registraram rajadas de vento de 96 km/h às 3h42 deste domingo. Nas proximidades, o vento chegou a 130 km/h na capital argentina, conforme o registro de estações meteorológicas.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/chuva-que-provocou-catastrofe-na-argentina-pode-chegar-ao-brasil-avisa-meteorologista/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.