Arroz de moqueca com cogumelos

Foto: Reprodução/YouTube

A receita de hoje é um arroz de moqueca com cogumelos que é cremoso, caldoso, coloridíssimo e delicioso! Daqueles que a gente já começa a comer com os olhos no prato, de tão lindo que fica o resultado, afirma Juliana da Vegana Prática.

O primeiro ponto a favor desse prato é que a gente vai preparando a moqueca na panela junto com o arroz, enquanto ele estiver cozinhando. Praticidade é tudo, né? Já os cogumelos nós vamos fritar separadamente, para ficarem com aquela textura bem crocante e saborosa que eu tenho certeza que vocês vão amar.

Os ingredientes da moqueca (pimentões, leite de coco e azeite de dendê, por exemplo), são os tradicionais da receita que a gente já conhece, então não tem muito mistério no preparo. Esses alimentos são de origem da África Ocidental e foram trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, e hoje em dia é a moqueca é considerada um prato afro-brasileiro justamente por essa adaptação da culinária dos dois povos.

Inclusive, nós contamos uma contribuição fortíssima da cozinha africana — ingredientes como o inhame, o dendê, o nosso queridinho leite de coco, a variedade de pimentas -, toda uma riqueza de sabores que foi incorporada à nossa rotina gastronômica, que até então tinha influência essencialmente indígena e uma forma de preparo mais simplificada.

É interessante observar as características de cada cultura na comida, como os povos indígenas brasileiros aproveitavam mais os sabores naturais dos ingredientes e preparavam alimentos como a mandioca e o açaí, mais pratos cozidos na água e sal ou na folha de bananeira, enquanto os povos africanos ocidentais (de Moçambique, por exemplo) já preparavam com mais mistura de sabores e temperos, que para os nossos nativos eram totalmente desconhecidos. Esse choque entre os dois povos e suas particularidades no preparo da comida é que formou o que chamamos hoje de nossa culinária brasileira, o que nos traz então à esse arroz de moqueca com cogumelos que tenho o prazer de postar para vocês!

Então vamos para a receita:

  • Tempo de preparo 20 minutes
  • Tempo de cozinhar 25 minutes
  • Tempo total 45 minutes
  • Autora Juliana

Ingredientes

1 xícara arroz branco

2 xícaras água

200 gramas cogumelo paris

200 ml leite de coco

2 tomates

½ pimentão verde

½ pimentão amarelo

½ pimentão vermelho

1 cebola

4 dentes alho

1 pimenta dedo-de-moça

4 csopa azeite de dendê

sal, coentro e limão

Instruções

Comece picando os pimentões, cebola, tomates e alho.

Em uma panela, coloque o azeite de dendê e frite as cebolas em tiras e o alho picado até dourar.

Em seguida, adicione o arroz e a água, os legumes, uma pitada de sal e o leite de coco e mexa.

Deixe os ingredientes incorporarem bem até o arroz ficar pronto. Reserve.

Em uma frigideira, adicione óleo e deixe esquentar bastante.

Pique o cogumelo em fatias e espalhe-os bem pela frigideira. Não mexa nos cogumelos para que não soltem tanta água, fritando em fogo médio-alto, até ficarem bem crocantes (só depois vire-os).

Para finalizar o arroz de moqueca, um limãozinho por cima e coentro picado.

Misture os cogumelos crocantes ao arroz de moqueca e se delicie. Prontinho!

Por Vegana Prática

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui