Arqueólogos descobrem a pegada humana mais antiga do mundo

Os pesquisadores encontraram os registros humanos num sítio arqueológico na África do Sul

A antiga pegada humana aqui foi delineada com giz. Imagem/Charles Helm - Foto: Reprodução

Qual é a pegada humana mais antiga de que se tem notícia? Até recentemente, os arqueólogos acreditavam que os rastros deixados pelos nossos ancestrais humanos que datavam mais de 50 mil anos eram raros. Pesquisas arqueológicas realizadas nos anos 1960 evidenciaram o primeiro local de pegada humana: os sítios de Nahoon e Langbaan, na África do Sul. No entanto, em 2023 a noção de antiguidade dos registros humanos é bastante diferente. Hoje, somam 14 os sítios arqueológicos com vestígios com mais de 50 mil anos.

Os locais foram divididos da seguinte forma: um cluster (aglomerado) da África Oriental, que contém cinco sítios arqueológicos; e um cluster sul-africano da costa do Cabo, que apresenta nove locais. Os arqueólogos estão prospectando mais dez sítios em outras partes do mundo, como no Reino Unido e na Península Arábica. Os vestígios deixados por nossos ancestrais humanos enquanto se moviam pelas paisagens antigas são uma maneira bastante eficiente de complementar e aprimorar nossa compreensão dos antigos hominídeos da África.

Idade das pegadas

De acordo com um artigo publicado no periódico científico Ichnos, as idades de sete icnositos (vestígios humanos) recém-datados foram divulgadas. Esses sítios fazem parte do cluster sul-africano de nove locais. O mais recente data de cerca de 71 mil anos; e o mais antigo, de 153 mil anos. Este é o achado mais antigo até agora atribuído à espécie Homo sapiens.

Arqueólogos
(A) estratigrafia que mostra a localização do icnosito; (B) modelo de fotogrametria 3-D da trilha de um hominídeo – as escalas horizontal e vertical estão em metros; (C) pegadas em hiporrelevo registradas em substratos macios que não mostram nenhum molde dos dedos, mas bordas de contornos aparentes – distância entre a ponta do lobo e a ponta do dedo externo = 21 cm; (D) trilha de hiporrelevo registrada em substratos firmes que mostram moldes de dígitos – barra de escala = 10 cm. Imagem/Charles Helm – Foto: Divulgação

A nova datação corrobora o registro arqueológico. E as outras evidências da área e do período de tempo, incluindo o desenvolvimento de sofisticadas ferramentas de joalheria, arte e pedra, confirmam que a costa do Cabo (África do Sul) havia sido uma área na qual os primeiros humanos anatomicamente modernos viveram. A teoria diz que a região abrigou o homem antes das migrações que o levaram para outros continentes.

Os arqueólogos que trabalharam na descoberta disseram: “O trabalho de nossa equipe de pesquisa, baseada no Centro Africano de Paleociência Costeira da Universidade Nelson Mandela, na África do Sul, não está concluído. Nós suspeitamos de que outros icnositos de hominídeos estão esperando para ser descobertos na costa sul do Cabo, e em outras partes da costa (…)”.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/arqueologos-descobrem-a-pegada-humana-mais-antiga-do-mundo/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.