Amazonas Energia assina Portarias Conjuntas de Segurança pala colaboração em grandes eventos como festas carnavalescas

Nesta quinta-feira (04/01), em reunião com vários órgãos, concessionária informou que responsáveis por grandes eventos, têm que apresentar projeto do evento com antecedência, como blocos e bandas de carnaval

Foto: Divulgação

Se depender da Amazonas Energia, os grandes eventos, previstos para acontecer em Manaus e no interior do estado, transcorrerão em total segurança. Na manhã desta quinta-feira (04/01), a concessionária esteve reunida com representantes de órgãos estaduais e municipais para a assinatura de duas portarias conjuntas: uma que trata, especificamente, de eventos carnavalescos; e outra sobre festividades diversas na capital e interior, dentre elas o Festival Folclórico de Parintins e Festival de Ciranda de Manacapuru.

Ambas as portarias já existiam e passaram por readequações após discussões em conjunto com cada secretaria e entidade convidada para a reunião, segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel PM Almir Cavalcante. Ele é o responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), órgão onde aconteceu o encontro de autoridades e assinatura das portarias, localizado na Avenida André Araújo, bairro do Aleixo.

A gerente de Inteligência da Amazonas Energia, Sandra Farias, esteve na reunião e aproveitou para falar sobre a preocupação da concessionária com as festas que acontecerão, nesse período, nos quatro cantos de Manaus e também no interior. De acordo com ela, a concessionária manterá o compromisso com a população de não deixar faltar energia. Mas, para isso, é necessário que os responsáveis por eventos de grande porte, além dos organizadores de bandas e blocos, levem seus projetos a uma das lojas comerciais da Amazonas Energia para submetê-los a apreciação da equipe técnica da concessionária.

“Isso deve ser feito com pelo menos um mês de antecedência quando tratar-se de um evento de grande porte. No caso de festas menores, esse projeto precisa chegar até nós com, no mínimo, uma semana antes da data prevista para acontecer”, informa a gerente, ressaltando que equipes da Amazonas Energia transmitem as orientações necessárias para que nada saia errado. Segundo ela, os organizadores são orientados, por exemplo, a pedirem ligação provisória de energia caso o projeto requeira. E, também, há casos onde é preciso ser instalado pelos organizadores das bandas grupos geradores para atender a demanda do evento,  garantindo assim a constância da energia na vizinhança.

A gerente adiantou que a Amazonas Energia quer evitar acidentes com ligações clandestinas executadas por pessoas não habilitadas para a função. “Esse tipo de atitude sobrecarrega a rede, acaba com o evento e deixa toda a comunidade sem energia elétrica. Isso sem falar do perigo de incêndio”, alertou Sandra.

Algumas proibições

Falando, especificamente, da Portaria Conjunta nº 001/2024-GS/SSP, fica expressamente proibido, por exemplo, ingressar, permanecer ou utilizar nos perímetros de segurança de grandes eventos quaisquer armas de fogo; armas brancas e de arremesso; materiais contundentes ou pérfuro-cortantes; guarda-chuvas ou qualquer objeto com haste metálica; fogos de artifício, dentre outros.

Também ficou determinada a obrigatoriedade, por parte do promotor/organizador do evento, da realização de revistas em pessoas, veículos e a verificação de mercadorias, bebidas e objetos que adentrarem ao perímetro interno da festa. Conforme o coronel PM Almir Cavalcante, o objetivo é garantir a segurança do cidadão e respeitar a dignidade da pessoa humana.

Onde apresentar projetos

  • LOJA FLORES | Av. Djalma Batista, nº 4.400, bairro Flores (após o Carrefour de Flores, ao lado do posto Shell)
  • LOJA SÃO JOSÉ | Av. Cosme Ferreira, .4605, bairro São José Operário
  • LOJA TORQUATO TAPAJÓS | Av. Torquato Tapajós, 7.070, bairro Tarumã, no posto Cidade Torquato
  • LOJA MUTIRÃO | Av. Autaz Mirim, n° 9.475, ao lado da Subestação
  • LOJA ARENA | Av. Pedro Teixeira, nº 7.560, bairro Dom Pedro, próximo à Arena da Amazônia
  • LOJA JAPIIM | Av. General Rodrigo Otávio, s/n, bairro Japiim
  • LOJA CIDADE NOVA | Av. Noel Nutels, nº 5, bairro Cidade Nova
  • LOJA MAJOR GABRIEL | Rua Major Gabriel, nº 1.870, esquina com avenida Ayrão, bairro Praça 14 de Janeiro
  • LOJA 10 DE JULHO | Rua 10 de Julho, nº 269, Centro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.