Amazonas assina ordem de serviço para revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Nova Olinda do Norte

Novo sistema de abastecimento terá 37,97 quilômetros de rede de distribuição

Novo sistema de abastecimento terá 37,97 quilômetros de rede de distribuição - Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), em parceria com a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), assinou nesta terça-feira (15/03), a ordem de serviço que determina o início das obras de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus).

A obra faz parte do pacote de 187 novos projetos anunciados na última segunda-feira (14/03), pelo governador Wilson Lima, no valor de R$ 1,1 bilhão para a infraestrutura na capital e interior.

Com investimento no valor de R$ 19.419.675,65, o contrato contempla a construção de uma estação de captação superficial no Rio Madeira; uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 300 metros cúbicos de água por hora (300m³/h); ampliação da rede de distribuição; assim como laboratório para controle da qualidade da água.

A atual rede de distribuição possui 17,21 quilômetros de extensão e será ampliada em mais 20,76 quilômetros, totalizando 37,97 quilômetros. Com as obras de ampliação, o novo sistema de abastecimento irá atender as ligações domiciliares e intradomiciliares da sede do município.

Ligações Domiciliares – Serão 421 ligações domiciliares instaladas até a calçada da residência, com a instalação do kit cavalete.

Ligações Intradomiciliares – Serão 150 ligações intradomiciliares, que correspondem a instalação da tubulação interna e de uma caixa d’água com capacidade para armazenar até mil litros de água.

Distribuição – Além da captação, o contrato prevê ainda a construção de um Centro de Reservação e Distribuição Central, com dois reservatórios principais, sendo um apoiado com 756 m³ e outro elevado, com 288 m³. Este último fará a distribuição para as residências próximas ao Centro (Chicolândia).

A distribuição será feita a partir dos reservatórios centrais para os centros de reservação dos bairros de Santa Luzia e Sarapó, que terão 288 m³ de capacidade cada um.

O secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, destacou a importância dos investimentos no sistema de abastecimento de água.

“Estamos trabalhando para garantir que cada vez mais famílias possam ser beneficiadas com água tratada, levando dignidade e qualidade de vida para a população. Essa é uma forma de mudar a vida das pessoas e estimular o desenvolvimento econômico do município, então continuaremos cumprindo esse compromisso com o povo amazonense”, explicou.

Situado na calha do Rio Madeira, o município de Nova Olinda do Norte tem uma população estimada em 38.665 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2021.

Assessoria de Comunicação: Greiciane Fernandes | Eduardo Silva

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.