Álcool ou gasolina, qual a melhor opção para o carro flex?

Foto: Divulgação

Os carros flex, que permitem que os motoristas possam abastecer tanto com etanol quanto gasolina, são a maioria no Brasil. A praticidade desse tipo de veículo veio para ficar e embora para alguns a escolha entre álcool e gasolina seja meramente uma questão de gosto, o engenheiro químico e gerente de Qualidade da Distribuidora Atem, Eliomar Passos, explica que há vantagens e desvantagens para cada um deles.

“Primeiramente, deve-se levar em conta que a escolha do tipo de combustível ideal passa por vários fatores, desde a procedência, características do veículo e o bolso do motorista”, destaca Passos. Os motoristas devem dar preferência a postos de confiança e que ofereçam controle nos procedimentos, tancagem limpa e de qualidade dos combustíveis, pois o barato pode sair caro.

Eliomar afirma que a Atem mantém um rigoroso processo de controle e acompanhamento dos seus produtos. Todos os combustíveis são rastreados desde a refinaria até os postos. Além disso, são realizadas  visitas sistemáticas aos postos revendedores, usinas e grandes consumidores para avaliar e acompanhar as especificações dos produtos que chegam para o consumidor final.

Gasolina x Álcool

Quando o assunto é consumo, a gasolina sai na frente, isso por ela ser um combustível que precisa de uma potência menor do motor e um tempo de combustão mais longo. Por conta disso, o carro desenvolve mais potência e velocidade utilizando menos combustível.

Por ser um combustível de fontes renováveis, o álcool é mais ecológico. Outra vantagem do etanol está na economia, Passos afirma que escolher esse combustível somente é mais vantajoso se custar 70% do preço da gasolina. Para se ter ideia qual pode representar menor despesa no final do mês é necessário que o motorista avalie o custo por quilômetro rodado.

Independente da escolha, vale lembrar que o veículo flex possibilita inclusive, variar ou utilizar ambos combustíveis ao mesmo tempo, já que esse modelo possui um sensor que detecta os dois tipos de combustíveis no tanque e ajusta a injeção de acordo com a mistura.

Por Jéssica Vasconcelos/ Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.