Atem e Super Doadoras realizam campanha de doação de sangue a partir deste sábado

A campanha vai acontecer todos os dias durante uma semana e a expectativa é conseguir mais de mil doações

Foto: Divulgação

A Atem Distribuidora e o Instituto Super Doadoras iniciam neste sábado (9/8) mais uma campanha de doação de sangue em Manaus, em apoio ao trabalho da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A mobilização, que segue até o dia 16 de agosto, busca reforçar os estoques de sangue do estado.

Essa é a 21ª edição da campanha, com meta de atingir mil doações ao longo da semana. “A ideia é que os doadores escolham o melhor dia e ajudem a salvar vidas”, afirma Silvana Reis, presidente do Instituto Super Doadoras. Segundo ela, o engajamento da comunidade está sendo estimulado com ações de divulgação em universidades, escolas, academias, fábricas, secretarias e redes sociais.

A doação pode ser feita diretamente na sede do Hemoam, das 7h às 18h. Os voluntários que participarem da campanha terão direito a uma camisa especial, que será entregue no dia 17 de agosto, das 8h às 10h, no calçadão da Ponta Negra, próximo à Casa de Praia Zezinho Corrêa.

“A Atem entende a importância e o impacto social da doação de sangue e, por isso, nós somos parceiros há alguns anos. O trabalho desenvolvido pelas mulheres do Instituto Super Doadoras é fundamental e acontece de forma contínua. Elas acompanham de perto a realidade do banco de sangue do Hemoam e se mobilizam não apenas para doar, mas também para incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, destacou Paula Vieira, Diretora de Marketing, Comunicação e ESG da Atem.

Entre os requisitos para doar sangue estão: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 podem doar acompanhados de um responsável e com RG), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter consumido álcool nas 12 horas anteriores. É necessário apresentar documento original com foto.

Mulheres podem doar a cada 90 dias, até três vezes por ano, e homens a cada 60 dias, com limite de quatro vezes anuais. “Agendamos nossas campanhas com 120 dias de intervalo para garantir que mais pessoas estejam aptas a doar”, explica Silvana Reis.

Pela legislação trabalhista, doadores têm direito a um dia de folga por ano sem prejuízo salarial. A recuperação do volume de sangue doado ocorre em até 24 horas, mas a reposição completa das hemácias pode levar até oito semanas.

Confira os requisitos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pessoas com idade entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. É necessária a presença de um deles no dia da doação.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem feito alguma doação antes dos 60 anos.
  • Pesar mais de 50 kg.
  • Levar um documento oficial e original com foto: RG, CNH, CTPS ou Passaporte.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Caso tenha almoçado, aguardar 2 horas para doar.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
  • Em caso de gripe, aguardar 7 dias após o desaparecimento total dos sintomas.
  • Em caso de febre, aguardar 30 dias.
  • Tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e piercing: aguardar 6 meses após o procedimento. Se realizados em local adequado, com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo permanece de 6 meses.

Sobre a Atem

Fundado em 2000, o Grupo Atem atua nos setores de distribuição de combustíveis, logística, refino, construção naval e energia, com presença em 13 estados. A Atem Distribuidora movimenta anualmente até 9 bilhões de litros de combustível e conta com mais de 400 postos bandeirados parceiros e 17 bases de distribuição.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.