
Os atletas do wrestling estrearam com sucesso na 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), nesta quinta-feira, 24 de julho, com mais de 210 competidores. A modalidade, que teve suas disputas na quadra do Atlético Rio Negro Clube, adicionou emoção às já em andamento competições de futsal, handebol, voleibol, natação, futebol de campo e basquete.
A competição já revelou campeões e histórias inspiradoras. Kelly Lares, de 12 anos, aluna da Escola Estadual (EE) Profª Leonilla Marinho, conquistou o ouro na categoria até 36kg, sua segunda medalha no JEAs (ela já havia levado bronze em 2024). Nascida na Venezuela e morando em Manaus desde 2018, Kelly vê no esporte um divisor de águas. “Quando entro no tatame, me sinto bem. O wrestling me proporcionou viagens, amizades, é tudo para mim”, compartilha a atleta, que também esteve nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife (PE) em 2024.
União familiar no esporte

Outro destaque é a dupla de pai e filho Jhon Silva e Jhon Kenned Silva, ambos campeões no JEAs. Jhon Kenned, aluno da EE Osmar Pedrosa, sagrou-se campeão na categoria greco-romana até 62kg, com o apoio e conselhos do pai, que também é seu treinador. A resiliência do jovem atleta foi posta à prova após não conseguir lutar no JEBs de 2024 por não ter batido o peso, um obstáculo que o motivou a voltar mais forte.
“Na época, foi doloroso porque era um sonho disputar o JEBs. Mas conversamos, e o que ficou decidido é que o próximo objetivo era retornar mais forte para o JEAs, para tentar de novo. Conciliar paternidade com o treinamento é algo que nos mantém muito próximos”, conta Jhon Silva. Jhon Kenned, hoje com 13 anos, pratica jiu-jitsu há oito anos e wrestling há quatro, e foi ele quem incentivou o pai a entrar no tatame. “É no tatame que renovo minhas energias. Estou muito feliz com os resultados”, afirma o jovem atleta.
JEAs 2025: panorama geral
Até o último boletim (23/07), a rede estadual acumulava 464 medalhas, sendo 193 de ouro, 150 de prata e 121 de bronze. Modalidades como atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez, ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, ginástica artística, ginástica rítmica, natação e wrestling já foram encerradas.
As finais de futsal, handebol e voleibol acontecem nesta sexta-feira (25/07), enquanto basquete e futebol de campo definirão seus finalistas. A 46ª edição dos JEAs reúne mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses em 20 modalidades esportivas.











