‘Yawê: o Pequeno Peixe-Boi’ conta as aventuras de uma criança e um peixe-boizinho

A partir deste sábado (26/12), as crianças já podem ler a obra “Yawê: O Pequeno Peixe-Boi”, de Narda Telles e Paulo Queiroz nas plataformas Flipsnack e YouTube.

A história é inspirada no enredo da obra “Órfãos das Águas”, de Wilson Nogueira, e traz ilustrações de Daieny Schuttz e arte visual no vídeo de Brendo Balieiro. Narda Telles explica que a obra é peça teatral infantil, na qual uma criança faz amizade com um peixe-boizinho, e, ao perceber que esses animais estão em extinção, torna-se um defensor da natureza.

Na história, Cate é um garoto órfão que mora na comunidade de Santa Rosa. Ele vive com seu avô Duca e sua mãe adotiva Dona Santa. Em uma das várias pescarias que faz com seu avô, Cate ouve, da ponta da canoa, as histórias sobre os peixes-boi.

Seu Duca narra que esses peixes povoavam quase todos os rios da região e que, com a pescaria desenfreada, a população desses animais diminuiu. Cate não acredita na existência desses animais porque, como a maioria das crianças, nunca viu um. Até que, num sonho, ele conhece Yawê, um peixe-boizinho órfão como ele.

“É entre o sonho, a realidade e a fantasia que Cate começa a achar respostas para a pergunta que deveríamos fazer a nós mesmos: Como impedir a extinção das espécies? Se perguntarmos, à natureza nos dará a resposta. Basta, como Cate, estarmos dispostos a ouvi-la. Venha você também ser um amigo e defensor de Yawê, o pequeno peixe-boi”, comenta Narda.

A obra integra o projeto “Links que contam histórias: Dramaturgia infantil pra ler agora”, que é composto de três livros digitais que são acompanhados de vídeos para estimular a criança a ler obras teatrais.

O projeto foi aprovado no edital da Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

Para acessar os livros basta clicar: https://www.flipsnack.com/NardaTelles/links-contam-hist-rias-dramaturgia-infantil-pra-ler-agora.html

Para acessar os vídeos basta clicar: https://www.youtube.com/channel/UCshiV2IvoqQroWP9ofpZ7KQ

Mais informações:

    • Assessoria de Comunicação do projeto “Links que contam histórias: Dramaturgia infantil pra ler agora” – Guilherme Gil – (92) 98159-3604.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.