
A disputa pelos rumos do Governo do Amazonas ganha novos contornos com propostas voltadas à área social. Em agendas recentes pelas zonas Norte e Leste de Manaus, o senador e pré-candidato ao governo do estado, Omar Aziz, do Partido Social Democrático (PSD), defendeu o resgate de iniciativas voltadas à juventude. O parlamentar ressaltou a importância de recriar projetos como o “Jovem Cidadão” e o “Galera Nota 10” como eixos para qualificar jovens, incentivar a prática esportiva e afastar a população de áreas periféricas da vulnerabilidade social.
Ao discursar para moradores das comunidades da capital, Omar Aziz relembrou a origem das propostas e criticou a descontinuidade de ações voltadas aos jovens amazonenses nas últimas gestões estaduais.
“Vocês lembram do Jovem Cidadão? Foi criado pelo senador Eduardo Braga e eu dei continuidade. Era um programa que oferecia oportunidades aos jovens e que, infelizmente, foi encerrado, assim como muitas outras políticas importantes”, afirmou o parlamentar do PSD.
A declaração joga luz sobre um dilema frequente na administração pública local, a falta de continuidade de projetos sociais a cada mudança de comando no Poder Executivo Estadual.
Inclusão pelo trabalho e pelo esporte
As duas iniciativas citadas pelo pré-candidato atuavam em frentes complementares na formação de estudantes da rede pública e moradores de bairros periféricos.
- O “Jovem Cidadão” focava na concessão de bolsas e na preparação prática para o mercado de trabalho, funcionando como ponte para o primeiro emprego.
- O “Galera Nota 10” utilizava modalidades como futebol, futsal e jogos educativos em centros sociais para promover a convivência comunitária e a inclusão cultural.
Comunitários que vivenciaram a época de funcionamento dos projetos reforçam o impacto direto das ações nos bairros. Durante o encontro com a liderança política, o aposentado José Barreto destacou a relevância das atividades para as famílias da periferia.
“O Galera Nota 10 foi o melhor trabalho realizado no nosso estado. Tirava os jovens das vielas e levava para o centro social, onde participavam de futebol, futsal, dama e várias outras atividades”, afirmou o morador.
Prevenção à violência
A aposta em programas de inclusão surge como uma tentativa de responder aos altos índices de criminalidade que atingem a juventude no Amazonas. Na visão de Omar Aziz, o investimento em qualificação profissional e esportes deve integrar uma estratégia mais ampla de segurança pública baseada na prevenção primária.
A implementação dessas propostas, contudo, exige planejamento orçamentário rígido e responsabilidade fiscal. O grande desafio de uma futura gestão que prometa retomar essas ações será garantir fontes contínuas de financiamento, sem que os programas sofram novas paralisações no futuro. A população aguarda que as propostas de campanha se convertam em políticas públicas permanentes e capazes de transformar o cenário social de Manaus e do interior.
Fonte: ASCOM










