Parintins Água de qualidade mais perto de casa anima moradores em Parintins

Água de qualidade mais perto de casa anima moradores em Parintins

Foto: João Carlos Moraes /UGPE

O acesso à água tratada e ao saneamento básico deixa de ser uma promessa distante e ganha contornos visíveis em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Neste sábado (6/6), famílias beneficiárias do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) participaram de uma visita guiada às obras do Centro de Reservação e Distribuição de Água 2 (CRD2).

A iniciativa faz parte do projeto “Tô na Obra” e integra as atividades da Semana do Meio Ambiente. O objetivo central da ação foi aproximar os moradores das intervenções que prometem mudar a realidade estrutural do município.

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o “Prosai” representa o maior volume de recursos já destinados ao setor no interior do estado. O montante totaliza US$ 100 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o pagamento sob responsabilidade do Governo do Amazonas, além de uma contrapartida estadual de US$ 30 milhões.

Transparência e diálogo

A abertura dos canteiros de obras para a comunidade funciona como um mecanismo de prestação de contas e diálogo. Durante o percurso, o corpo técnico detalhou o funcionamento dos reservatórios e abordou as normas de segurança necessárias para o andamento dos trabalhos.

O titular da Sedurb, Júlio Langbeck, defendeu a importância desse contato direto com os moradores.

“O Prosai Parintins começa pelas pessoas e termina com as pessoas. É importante que o Governo do Estado faça essa prestação de contas para a comunidade, para que ela entenda o que está sendo realizado”, afirmou o secretário.

O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Jr., também acompanhou a comitiva e relatou o impacto social da visita.

“Foi emocionante ver o brilho nos olhos das pessoas diante da grandiosidade da obra e perceber a esperança que esse investimento representa para a população”, declarou.

Além do foco técnico, o evento ofereceu exames de vista gratuitos e distribuiu mudas de plantas para incentivar a arborização urbana.

Impacto na rotina

O reflexo das obras já começa a ser sentido por quem vive nos bairros atendidos. A sensação de melhoria no abastecimento doméstico sinaliza o avanço prático do cronograma estabelecido.

A aposentada Maria Auxiliadora Sousa e Silva, de 61 anos, moradora do bairro Emílio Moreira, expressou entusiasmo com a qualidade da estrutura visitada.

“Foi muito proveitoso conhecer essa grande obra que o Prosai está fazendo em benefício da nossa população. É uma obra grandiosa, de primeira qualidade. Visitei todos os espaços e percebi o cuidado e a dedicação da equipe. A gente fica gratificado de ver um investimento desse porte sendo realizado em Parintins”, disse.

A moradora Regiane Magalhães, de 54 anos, também compartilhou a surpresa com a proporção das instalações e os benefícios para a saúde pública.

“Eu não tinha noção da grandiosidade desse trabalho. É uma obra muito importante para Parintins. Saber que teremos uma água de qualidade chegando às nossas casas é muito gratificante. Isso significa menos problemas de saúde para as famílias e mais segurança no abastecimento, mesmo em situações de falta de energia”, ressaltou.

Avanço das obras

Os trabalhos na região tiveram início em setembro de 2024 e englobam um conjunto de ações em saneamento, habitação, mobilidade e meio ambiente. Abaixo estão os principais eixos do planejamento em execução no município.

  • Rede de água: Entrega da primeira etapa com nove poços artesianos e 28 quilômetros de tubulações operando.
  • Esgotamento sanitário: Implantação de uma nova rede de coleta para elevar o índice de cobertura municipal de zero para até 25%.
  • Remanejamento habitacional: Previsão de reassentamento para 869 famílias que ocupavam áreas com risco de alagação no entorno da Lagoa da Francesa.
  • Urbanização integrada: Recuperação de mais de 208 mil metros quadrados abrangendo seis bairros da cidade.
  • Equipamentos públicos: Construção de parques lineares, praças, ciclovias, playgrounds, quadras esportivas, espaços para comércio, um novo mercado e o “Centro de Qualificação da Mulher Parintinense”.

A execução integral destas etapas definirá o real impacto socioeconômico do programa, consolidando uma transformação necessária na infraestrutura urbana de Parintins.

Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/beneficiarios-do-prosai-parintins-visitam-obras-do-crd2-durante-programacao-da-semana-do-meio-ambiente/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.