Principal opositor de Putin anuncia que vai voltar à Rússia no domingo

Foto do líder da oposição russa, Alexei Navalny, durantte uma passeata em Moscou em fevereiro de 2019 - Foto: Pavel Golovkin/AP

O opositor russo Alexei Navalny, que foi envenenado na Rússia em agosto e atualmente se recupera na Alemanha, anunciou nesta quarta-feira (13) que retornará ao seu país no domingo (17) mesmo com a ameaça de ser preso.

Navalny acusa o presidente do país, Vladimir Putin, de ser o responsável pelo envenenamento e diz que queriam matá-lo pela ameaça que representa nas eleições parlamentares de 2021.

“Afirmo que Putin está por trás do ato, não vejo nenhuma outra explicação”, afirmou Navalny à revista alemã Der Spiegel em outubro, em sua primeira entrevista após receber alta de um hospital em Berlim.

Na ocasião, ele já havia prometido voltar à Rússia. “Não vou dar a Putin o presente de não voltar à Rússia. Não voltar significaria que Putin alcançou seu objetivo”.

Nesta quarta, em um vídeo publicado em uma rede social, o opositor de 44 anos afirmou que “Putin, que ordenou meu assassinato, agora manda seus servos fazerem de tudo para que eu não volte”.

Foto de 23 de setembro de 2020 de Alexei Navalny, opositor do presidente russo, Vladimir Putin – Foto: Reprodução/Instagram via AP

O governo russo nega qualquer envolvimento no envenenamento. Médicos russos que trataram de Navalny antes de ele ser transferido para a Alemanha disseram não ter encontrado nenhum veneno em seu corpo.

Putin, que se recusa a dizer o nome do seu adversário, afirmou em dezembro que “se alguém quisesse envenená-lo, teriam acabado com ele”.

O presidente russo sugeriu que Navalny é apoiado por agentes de inteligência dos Estados Unidos e, por isso, é preciso que ele seja vigiado pelo governo. “Mas isso não quer dizer, de jeito nenhum, que ele precise ser envenenado. Quem precisa dele?”.

Envenenamento por Novichok

Navalny desmaiou em um voo de Tomsk, na Sibéria, para Moscou, em 20 de agosto, e só sobreviveu porque o avião fez um pouso de emergência em Omsk, onde foi levado às pressas para a UTI.

“O plano dos assassinos era simples: que eu passasse mal 20 minutos depois da decolagem, perdesse a consciência 15 minutos depois e uma hora mais tarde eu terminaria em um saco plástico preto”, já afirmou o opositor de Putin.

Alexei Navalny posa para foto com sua família em hospital em Berlim, onde ficou 32 dias internado – Foto: Reprodução/Instagram via Reuters

Ele foi contaminado pelo agente nervoso Novichok e chegou a ficar alguns dias internados no país, mas acabou transferido em coma induzido para a Alemanha, onde ficou mais 32 dias internado.

Durante a recuperação, Navalny afirmou que tinha alucinações, fraqueza muscular e insônia.

Inicialmente, pensava-se que o veneno estava em um chá que ele tomou no aeroporto de Tomsk, antes de embarcar. Mais depois se descobriu que traços do veneno foram encontrados em uma garrafa de água no hotel onde Navalny estava hospedado.

Garrafas de água são vistas em quarto de hotel o opositor russo Alexei Navalny ficou internado em Tomsk, na Sibéria – Foto: Instagram @ NAVALNY / Reuters

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/13/alexei-navalny-anuncia-que-vai-voltar-a-russia-no-domingo.ghtml

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.