5 motivos para visitar a Ilha de Páscoa em 2024

Foto: Divulgação

1 – Mais opções de voos

Depois de dois anos completamente fechada para turistas durante a pandemia, a Ilha de Páscoa voltou a receber visitantes no fim de 2022. Eram apenas dois voos semanais e poucas pessoas tinham a oportunidade de embarcar nesta viagem. Porém, em agosto de 2023, a Latam voltou a operar diariamente para Rapa Nui, com um voo saindo de Santiago, no Chile, às 9h40, e chegando por lá às 13h10. Para quem não sabe, a ilha é território chileno e está a 3.700 km do continente – o que faz dela o lugar mais remoto e isolado do planeta.

2 – Hotéis estrelados

Nayara_Hangaroa.jpg

Até há alguns anos, quem visitava a Ilha de Páscoa tinha poucas opções de hotéis que ofereciam uma experiência mais exclusiva. Quase sempre, eram pequenas hospedagens e pousadas, e às vezes até quartos em casas de família para alugar. Agora há alternativas com mais conforto, como o Nayara Hangaroa, que fica a 5 minutos do Aeroporto Mataveri, uma facilidade para quem desembarca na ilha. Com amplos quartos – todos com terraço e janelões voltados para o oceano -, o hotel entrou neste ano para o ranking dos 15 melhores da América do Sul, segundo os leitores da prestigiada revista Condé Nast Traveler. Possui dois restaurantes e um bar, com um menu repleto de drinques autorais, frutos do mar e peixes fresquíssimos. Para quem busca descanso após um dia de aventura, há uma ampla piscina e o spa Manavai, com seus tratamentos de bambuterapia e massagens com pedras quentes, além de jacuzzi e sauna. O hotel também organiza experiências autênticas, como uma cavalgada no ponto mais alto da ilha e uma aula de culinária Rapa Nui.

3 – O mais lindo nascer do sol

Nascer_Sol_Rapa_Nui.jpeg

É quase certo que uma vez na ilha todo e qualquer viajante irá acordar cedo para visitar os diferentes parques, com suas misteriosas estátuas moai ou imensas crateras de vulcões inativos. A história encanta e é bonito ouvir os guias – todos de origem Rapa Nui – orgulhosos de sua terra e contando suas versões de como seus antepassados chegaram até ali. Um desses passeios começa antes do sol nascer, quando os visitantes partem em direção a Tongariki, onde está localizada a maior quantidade de estátuas moai em pé, uma ao lado da outra. São 15 no total e foram restauradas após as guerras entre as tribos há milhares de anos e também depois da passagem de um tsunami em 1960. O sol ali nasce no oceano, logo atrás das estátuas e, assim que surge no horizonte, seu brilho oferece um espetáculo emocionante. Algumas empresas, como a Mahinatur, oferecem o passeio completo: transporte e café da manhã, com chás, frutas, bolos e sanduíches.

4 – O maior festival Tapati desde a pandemia

Dança_Rapa_Nui.jpg

Todos os anos em fevereiro, a população local celebra sua história por meio de competições esportivas, danças, gastronomia e pintura corporal, típica dos povos polinésios que desembarcaram na ilha no ano de 600. É o festival Tapati, que prevê o maior público desde 2020. Famílias inteiras se preparam durante o ano inteiro para mostrar como valorizar suas tradições e é impossível não se deixar contagiar pela energia do lugar. Em uma das provas, homens com vestimentas típicas e pinturas de barro pelo corpo descem uma colina sobre troncos de bananeira. Há também a escolha da rainha, desfile de carros alegóricos e apresentações teatrais. Tudo acontece ao ar livre e em locais paradisíacos.

5 – Observar as estrelas sob o céu mais limpo

astroturismo_Rapa_Nui.jpg

Um dos lugares mais isolados do planeta também tem um dos céus mais estrelados. Assim como visitar o deserto do Atacama ou o Salar de Uyuni para fazer Astroturismo, reservar uma noite na escuridão da Ilha de Páscoa para observar planetas e nebulosas pode ser emocionante. Rapa Nui tem apenas uma cidade, Hanga Roa, e no máximo 9 mil habitantes – muitos deixaram a ilha na pandemia e não voltaram mais. Não há muitas fábricas, não há prédios, não há intervenção nenhuma de luz artificial e é possível ter uma experiência jamais vista sob um dos céus mais claros do mundo. Com a ajuda de um telescópio é fácil ver os anéis de Saturno, a Via Láctea, as estrelas Betelgeuse, Sirius e muito mais.

Thayana Nunes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.