43% dos jovens acreditam em Deus, mas apenas 8% vão à igreja mais de uma vez por semana, aponta pesquisa

A pesquisa analisa como os jovens na França veem o secularismo. Pessoas entre 18 e 30 anos são mais tolerantes com símbolos religiosos em público

Foto: Divulgação

A maioria dos jovens na França nunca ou quase nunca participa de um serviço religioso, enquanto apenas 8% vai para a igreja mais de uma vez por semana.

Os sociólogos da Universidade de Bordeaux e do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), Charles Mercier e Philippe Portier, encomendaram ao instituto Kantar Public a realização de uma pesquisa sobre “a relação dos jovens franceses com o secularismo num mundo globalizado”.

1.000 jovens entre 18 e 30 anos foram pesquisados ​​on-line em junho de 2023. O objetivo era “medir e avaliar até que ponto estar em um ambiente globalizado tem impacto no seu posicionamento em relação ao secularismo francês”.

Posicionamento e interesse pela religião – A pesquisa analisa o posicionamento e interesse pela religião desses jovens, mostrando que 52% dizem não pertencer a nenhuma religião, 38% apontam que se identificam com alguma religião (18% ao Catolicismo Romano, 2% aos Protestantes, 2% aos Ortodoxos e 12% ao Islã), 10% não sabem ou não quiseram responder a essa pergunta.

Como resultado, a maioria dos jovens franceses nunca ou quase nunca frequenta um serviço religioso, enquanto apenas 8% vai à igreja mais de uma vez por semana.

Apesar disso, o estudo revela que 43% dos jovens franceses afirmam acreditar em Deus. “Isso representa 4 a 5 pontos acima de toda a população, o que é significativo para esse tipo de questão”, disse Portier.

No entanto, 63% dos jovens franceses acreditam que a religião tem pouca ou nenhuma importância nas suas vidas pessoais, apenas 31% a consideram importante, sobretudo muçulmanos.

O que é secularismo? – Embora a maioria dos jovens (89%) afirme compreender o conceito de secularismo, eles têm concepções diferentes sobre o mesmo.

Para 29% deles, trata-se acima de tudo de colocar todas as religiões em pé de igualdade; para 27%, garante liberdade de consciência aos cidadãos; segundo 22%, consiste em separar as religiões da esfera política e do Estado e 15% acreditam que o seu papel é reduzir a influência das religiões na sociedade.

As pesquisas também sublinham que 60% dos jovens acreditam que o secularismo é usado por políticos e jornalistas para denegrir os muçulmanos.

Além disso, de acordo com a pesquisa, uma grande maioria dos jovens franceses (68%) acredita que “o secularismo deveria evoluir na França”, mas não há consenso sobre como fazê-lo: 24% deles dizem que a evolução deveria ser no sentido mais tolerância em relação às expressões religiosas e 29% são a favor de maior firmeza; enquanto 26% apelam a uma melhor colaboração entre as instituições públicas e o Estado e 28% apelam a uma maior separação.

Fonte: https://nortecristao.com.br/2023/12/16/43-dos-jovens-acreditam-em-deus-mas-apenas-8-vai-a-igreja-mais-de-uma-vez-por-semana-aponta-pesquisa/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.