Setor turístico de Uatumã é fortalecido com ações de qualificação e incentivo

A Amazonastur também fez visitas técnicas e atendimentos volantes para credenciar novos profissionais nos programas de apoio ao setor

Mais de 90 profissionais participam do I Workshop Turismo Uatumã - Foto: Valéria Saturnino/Amazonastur

Cerca de 90 prestadores de serviços turísticos de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) participaram do I Workshop Turismo Uatumã na sexta-feira, 18 de julho. A iniciativa gratuita, promovida pelo Governo do Amazonas, via Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), visa o ordenamento e a qualificação do setor, focando na interiorização do turismo e na valorização das economias locais.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semturc), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae AM).

“Nossa meta é estruturar o setor com base em dados, capacitação e valorização dos profissionais, fortalecendo os municípios como destinos turísticos organizados e competitivos”, destacou Emmanuelle Pampolha, diretora de Turismo da Amazonastur.

A programação incluiu palestras sobre as ações da Amazonastur para o desenvolvimento turístico, atendimento ao turista, técnicas de vendas e orientações práticas sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o chatbot Amazonas To Go e o acesso à linha de financiamento +Crédito Amazonas Turismo.

O balanço final da ação registrou 29 novos cadastros na plataforma Amazonas To Go, 28 adesões ao Cadastur e 5 encaminhamentos para a linha de crédito do turismo, reforçando o impacto direto da qualificação no fortalecimento da cadeia produtiva local.

O workshop também prepara o município para a 4ª Expouatumã, Feira Agropecuária de São Sebastião do Uatumã, que ocorrerá de 28 de julho a 3 de agosto de 2025. Esse é um dos principais eventos de fomento ao turismo da região. “Essa ação é essencial para a qualificação dos operadores turísticos, especialmente agora, com a aproximação da Expouatumã, que atrai visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo”, afirmou Ilson Rogério, palestrante do Sebrae.

Paulo Gomes – Foto: Valéria Saturnino/Amazonastur

As experiências compartilhadas pelos participantes evidenciaram os resultados práticos do evento. Paulo Gomes, vendedor, mostrou entusiasmo com a apresentação do chatbot Amazonas To Go: “É incrível saber que turistas podem acessar informações sobre nossos serviços de forma rápida e segura. Quero fazer mais cursos para aprimorar ainda mais meu atendimento.”

Além do workshop, a Amazonastur realizou visitas técnicas e atendimentos volantes, promovendo o credenciamento de novos profissionais nos programas oficiais de apoio ao setor, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo no interior do Amazonas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.