O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou duramente as agências reguladoras brasileiras durante discurso na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. Ele as considerou “a pior coisa criada no país”, destacando problemas como a falta de investimentos e manutenção no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, e ineficiências na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Aziz também defendeu investimentos em áreas essenciais, como distribuição de energia e infraestrutura aeroportuária, e questionou a qualidade dos serviços básicos para a população. Ele citou problemas com a distribuidora Amazonas Energia, que não realizou investimentos necessários após a privatização, afetando municípios da Amazônia.
Essas críticas ocorreram durante discussão de projeto sobre geração de energia elétrica a partir de empreendimento offshore. Aziz ressaltou a importância de parcerias estratégicas e abordagens práticas para destravar obras essenciais, como a BR-319.
Revisão de subsídios
O senador Omar Aziz defendeu a proposta do senador Esperidião Amin (PP-SC) para revisar periodicamente os incentivos fiscais concedidos pelo governo federal, argumentando que muitas políticas de subsídio perdem sua justificativa com o tempo e se tornam benefícios permanentes para setores específicos.
Aziz sugere revisões a cada cinco ou dez anos para garantir que apenas o que realmente precisa seja subsidiado.
Ele também destacou que o custo dos subsídios recai sobre a população e que uma política mais rigorosa é necessária para evitar desigualdades e prejudicar o desenvolvimento do país. Essa proposta deve ser debatida na reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.