
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou uma série de ações estratégicas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) até este sábado (18/10). As atividades, que incluíram reuniões técnicas e integração com as equipes municipais, visam fortalecer a resposta local às doenças, aumentar as coberturas vacinais e aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, presente no município, destaca que expandir as ações para o interior do estado é essencial para a efetividade das políticas de vigilância.
“A atuação da FVS-RCP nos municípios é estratégica. Em Parintins, destacamos a importância do diagnóstico precoce, da resposta rápida e do trabalho articulado com as equipes locais. Isso amplia a proteção da população contra agravos e endemias, além de assegurar a disponibilidade de insumos prioritários, como vacinas e soros antiofídicos”, afirma Tatyana Amorim.
Fortalecimento da imunização e suporte técnico
O secretário municipal de Saúde de Parintins, Clerton Florêncio, ressalta a importância da colaboração, especialmente na área de imunização.
“A vacina é uma das principais formas de proteger nossas crianças e adolescentes. O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado hoje, é uma ação integrada entre as diferentes esferas de gestão da saúde, reforçando a importância da imunização e contribuindo para o fortalecimento da saúde da população”, enfatiza Florêncio.
Para a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, a visita técnica foi fundamental para o alinhamento. “Parintins é referência na região. Durante a visita, discutimos a implantação de um laboratório de fronteira e ajustes em indicadores de mortalidade, sistemas de informação, controle do sarampo e vacinação. A ação consolida a parceria e facilita a resolução de desafios locais”, comentou.
Atenção especial à saúde indígena
A programação da FVS-RCP incluiu uma visita ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins. O coordenador Mecias Pereira Batista Júnior apresentou o monitoramento das doenças relacionadas ao saneamento ambiental nas aldeias sob sua responsabilidade.
“A visita da diretora da FVS-RCP ao DSEI reforça a colaboração entre Estado e município, essencial para o êxito das ações do distrito. Essa cooperação foi determinante para enfrentar a malária, evidenciando o engajamento institucional em fornecer apoio técnico, humano e de recursos, fortalecendo as ações no território”, pontuou o coordenador.
As ações em Parintins integram o conjunto de estratégias da FVS-RCP voltadas à descentralização e ao fortalecimento da vigilância em saúde em todo o Amazonas, promovendo uma saúde pública baseada em prevenção, capacitação técnica e atuação territorializada.