Missão do BID confirma avanço de obras do Prosai em Parintins

As equipes do banco e da UGPE estão alinhando metas e indicadores, e visitando as obras em andamento - Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para a Missão de Arranque do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O objetivo é discutir, junto ao Governo do Amazonas, as próximas etapas do programa, verificar metas e acompanhar de perto o andamento das obras de saneamento e infraestrutura.

A missão, que começou na segunda-feira (06/10) e se estende até a quinta-feira (09/10), inclui uma agenda de trabalho em Manaus para o detalhamento das ações. O Prosai Parintins é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A especialista em Água e Saneamento do BID, Flávia Oliveira, destacou o avanço no novo sistema de abastecimento de água e o impacto direto na saúde pública.

“O grande marco do programa foi que, neste ano, pela primeira vez, 100% da população teve acesso à água totalmente potável durante o Festival de Parintins,” afirmou Flávia.

Ela ressaltou que, com o avanço das obras, já é possível notar uma melhoria na continuidade do serviço, e que, em breve, o progresso no esgotamento sanitário (que está em andamento) contribuirá diretamente para a redução de doenças de veiculação hídrica.

A obra de implantação do novo sistema de abastecimento foi uma prioridade determinada pelo governador Wilson Lima, que antecipou os trabalhos para resolver o problema emergencial de água contaminada, iniciando-os em setembro de 2024, antes mesmo da assinatura do contrato de empréstimo com o BID em dezembro.

Em junho de 2025, foi entregue a primeira etapa do novo sistema, com 26 dos 44 quilômetros de rede de distribuição previstos e nove poços profundos em operação.

Metas de entrega e futuro do abastecimento

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, detalhou o cronograma das próximas entregas, com foco na estabilização do fornecimento de água.

“Nossa ideia é entregar todo o sistema de abastecimento de água do Prosai Parintins até março de 2026,” declarou Campêlo.

  • Centros de Reservação: A meta é entregar um Centro de Reservação e Distribuição (CRD) por mês, começando em dezembro deste ano, até que os quatro reservatórios previstos estejam em pleno funcionamento em março de 2026.
  • Fornecimento 24 Horas: Com a conclusão dos novos reservatórios, o Prosai garantirá o fornecimento de água 24 horas por dia, mesmo em caso de queda de energia na cidade.

Escopo completo do programa

O Prosai Parintins é um programa integrado que vai além do saneamento básico, abrangendo a melhoria da infraestrutura urbana e social do município. As obras incluem:

  • Habitação e Requalificação Urbanística
  • Construção de Equipamentos Urbanos (como parques, praças e um novo mercado)
  • Ações de Reflorestamento

A Missão de Arranque também está focada na validação e atualização dos instrumentos de planejamento desenvolvidos na fase preparatória, um passo essencial para garantir que o programa reflita o cenário atual de execução. A equipe do BID e da UGPE segue o cronograma de reuniões e visitas técnicas para detalhamento das ações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.