Programa Prato Cheio beneficia milhares de mulheres no Amazonas

Mês da Mulher: Programa Prato Cheio garante segurança alimentar e autonomia de mulheres chefes de famíliaPrograma beneficia cerca de 8 mil mulheres chefes de família em todo o estado

Lecyanne Serra - Foto: Jimmy Christian/Seas

O programa Prato Cheio tem sido um importante aliado no combate à insegurança alimentar no Amazonas. Com 44 unidades em funcionamento — 18 em Manaus e 26 no interior —, a iniciativa beneficia cerca de 8 mil mulheres chefes de família, oferecendo refeições de qualidade pelo valor simbólico de R$ 1.

Destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade, como desempregadas e trabalhadoras informais, o programa proporciona não apenas economia no orçamento familiar, mas também dignidade e segurança alimentar.

Impacto na Vida das Mulheres

Lecyanne Serra – Foto: Jimmy Christian/Seas

A secretária de Assistência Social (Seas), Kely Patrícia, destacou o impacto positivo do programa na vida das mulheres amazonenses. “O Prato Cheio garante que as mulheres se alimentem e alimentem suas famílias. Segurança alimentar é um direito, e todas as mulheres do Amazonas merecem ter comida de qualidade no prato e esperança para dias melhores”, afirmou.

Uma das beneficiadas pelo programa, Katiane Cândida da Silva, de 50 anos, reside há 30 anos em Manaus e frequenta a unidade do bairro Alvorada. Com o Bolsa Família como única renda fixa, ela vê no Prato Cheio um suporte essencial. “Sou muito grata pelo privilégio de participar do programa há mais de três anos. Além da alimentação diária, fiz amizades e me sinto acolhida pelos funcionários”, disse.

A autônoma Lecyanne Serra, de 62 anos, também destaca o acolhimento proporcionado pelo espaço. “É um ambiente saudável e de grande apoio para nós, mulheres. Atende pessoas de todas as idades, incluindo a terceira idade, com respeito e amor”, ressaltou.

Apoio e Compromisso Social

Maria Elizabeth Monteiro – Foto: Jimmy Christian/Seas

Maria Elizabeth Monteiro, 54 anos, trabalha como copeira há um ano na unidade do bairro Alvorada e se sente realizada em fazer parte do programa. “É gratificante ajudar a oferecer uma refeição digna, especialmente para mulheres batalhadoras. Nosso compromisso é servir com carinho, atenção e respeito”, destacou.

Como Funciona o Programa

O Prato Cheio atende pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo desempregados, trabalhadores informais, pessoas com deficiência e mulheres chefes de família em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda.

O programa opera em dois formatos:

  • Restaurantes Populares: servem almoço por R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
  • Cozinhas Populares: distribuem sopa gratuitamente, com cada pessoa tendo direito a 1 litro do alimento, de segunda a sábado, das 8h às 13h.

Com essa estrutura, o Prato Cheio segue como uma ferramenta essencial para garantir a segurança alimentar e o bem-estar de milhares de famílias amazonenses.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.