
A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) realizou nesta segunda-feira, 7 de julho, a solenidade de posse de 11 novos procuradores de 3ª Classe. Os empossados foram aprovados no concurso público de 2022. A cerimônia, no auditório da PGE-AM, contou com a presença de autoridades e familiares.
Representando o governador Wilson Lima, o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, que também é advogado, destacou a importância da posse: “Sejam incansáveis, protejam a ordem jurídica, exijam do estado aquilo que a sociedade espera. Carreguem o nome do Amazonas com orgulho e integridade. Que o espírito da Justiça permeie cada decisão que vocês venham a tomar.”
O procurador-geral do estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, presidiu a solenidade. Ele ressaltou o empenho do governador Wilson Lima em fortalecer a advocacia pública estadual, visando uma atuação mais próxima das políticas públicas. “Esses 11 procuradores vêm para nos ajudar a fortalecer ainda mais a execução de políticas públicas no estado do Amazonas”, afirmou.
O procurador recém-empossado Matheus Felipe de Quadros Pilar expressou a satisfação dos novos integrantes: “É uma alegria imensa para a gente estar aqui hoje, porque nós batalhamos muito por isso e nós entendemos a importância da instituição. Representar o estado é representar, de forma direta, o interesse da sociedade. Nós pretendemos colaborar com essa atuação e somar, esse é o nosso objetivo principal”.
Também participaram da solenidade representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), além de procuradores de outras classes.
O concurso e a missão da PGE-AM
O concurso para o cargo de Procurador do Estado, realizado em 2022, foi o 10º promovido pelo órgão, após um hiato de seis anos desde o certame anterior (2016). Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a valorização da gestão pública.
A Procuradoria Geral do Amazonas é referência na advocacia pública. Sua principal missão institucional é prestar consultoria jurídica e representar administrativa e judicialmente o Governo do Amazonas em assuntos de seu interesse.
Procuradores empossados:
- Elis Valcácio de Medeiros
- Felipe Alexandre Abrantes Souza
- Janaína Fantesia Pantoja de Matos
- Lucas Pereira Mitre
- Felipe Carneiro Chaves
- Rafael Raposo da Câmara Auler
- Mariana Ferroz Gagliano
- Matheus Felipe de Quadros Pilar
- Geraldo Uchôa de Amorim Júnior
- Lucas Brandão Cardoso
- Júlio Cézar Fernandes Araújo











