
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) começou, nesta sexta-feira (31/10), a distribuição de absorventes higiênicos para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
Esta é a sexta cidade do interior a receber o programa. A ação já havia alcançado os municípios de Novo Airão, Borba, Presidente Figueiredo, Iranduba e Itacoatiara.
Detalhes da distribuição e público-alvo
O programa Dignidade Menstrual, administrado pela Seas, é pioneiro no estado no combate à pobreza menstrual e forneceu um total de 3.600 absorventes higiênicos para Rio Preto da Eva.
A entrega foi realizada em dois pontos estratégicos:
- Escola Municipal Alegria do Saber: Distribuiu 3.000 absorventes por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
- Restaurante Popular Prato Cheio: Distribuiu 600 unidades para mulheres e meninas que frequentam o local.
O programa atende meninas e mulheres que menstruam, com idade entre 12 e 50 anos, que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade social.
O impacto do programa
Kely Patrícia, secretária da Seas, enfatizou a importância do alcance do programa:
“É essencial garantir que o programa chegue a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse é um passo fundamental no combate à pobreza menstrual. Assim, o programa cumpre seu papel de promover dignidade e inclusão.”
As beneficiárias expressaram o impacto positivo da iniciativa:
- Maria Clara Lacerda (13 anos): “É muito importante porque muitas meninas não têm como comprar, então isso ajuda muito. E não devemos ter vergonha de falar do assunto ou de receber os absorventes, porque a menstruação é normal.”

- Ketlen Nascimento (29 anos): Usuária do restaurante popular de Rio Preto da Eva, ela afirmou: “Com certeza é muito importante para nós. É um produto que tem um custo mais alto, então é um alívio contar com essa ajuda.”
Sobre o programa Dignidade Menstrual
Criado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o programa Dignidade Menstrual busca atender meninas e mulheres que menstruam e são oriundas de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Nesta fase das entregas, o programa também está alcançando meninas e mulheres que frequentam os restaurantes populares Prato Cheio da capital e do interior, além dos Centros de Convivência da Família.
Em cada unidade de distribuição (restaurantes populares e centros de convivência), são entregues 200 kits de absorventes para as mulheres que se enquadram nos critérios de recebimento.












