Humaitá recebe evento histórico que pode mudar o futuro sustentável da região

Município de Humaitá – Foto: Divulgação

O município de Humaitá, cidade a 590 quilômetros de Manaus, será o ponto de encontro para o Fórum de Ativação de Ecossistema Regional de Negócios Comunitários: Sul do Amazonas, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro. O evento é uma iniciativa estratégica para impulsionar o desenvolvimento sustentável, valorizar a sociobiodiversidade e fortalecer a economia local.

A principal meta do Fórum é consolidar redes de colaboração no Sul do Amazonas, unindo pontas essenciais para o crescimento de negócios sustentáveis. O encontro busca fortalecer a articulação entre:

  • Organizações comunitárias, cooperativas e associações.
  • Parceiros técnicos e instituições locais (públicas e privadas).
  • Povos e comunidades tradicionais.
  • Gestores públicos e investidores de impacto.

A proposta é promover a construção coletiva de estratégias para ampliar o acesso a mercados, crédito e parcerias.

Temas e metodologia

A programação do Fórum inclui rodas de diálogo, apresentações institucionais e, crucialmente, a construção colaborativa da Agenda e Plano de Ativação de Ecossistemas Regionais (PAER).

Entre os temas abordados estão:

  • Fortalecimento da governança comunitária.
  • Diversificação da produção.
  • Valorização de práticas tradicionais ligadas à conservação da floresta.

Amanda Duarte, Articuladora de Ecossistemas da Conexsus no Sul do Amazonas, explica que o Fórum é um desdobramento de um trabalho de mapeamento realizado em julho de 2025:

“No Fórum, reuniremos mais uma vez os negócios e também as instituições identificadas [no mapeamento], para a formação colaborativa da Agenda e Plano de Ativação de Ecossistemas Regionais (PAER). Todos ganham e grandes desafios podem ser superados a partir da ativação coordenada do Ecossistema de Negócios Comunitários no Sul do Amazonas.”

Realização e apoio institucional

O Fórum é uma iniciativa de peso, realizada por instituições que possuem vasta experiência no fomento de cadeias produtivas sustentáveis:

  • Realização: Conexsus (Instituto Conexões Sustentáveis), WWF-Brasil e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
  • Cofinanciamento: União Europeia, por meio da iniciativa Global Gateway.

Sobre a Conexsus

O Instituto Conexões Sustentáveis atua conectando negócios comunitários com diversos mercados (locais, regionais, nacionais e internacionais). Seu trabalho é focado em disponibilizar acesso a investimentos financeiros customizados para estruturar arranjos comerciais e viabilizar as operações de base.

Assessoria de comunicação: Myllena Amorim

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.