
No próximo sábado, dia 22 de agosto, a capital amazonense será palco da edição 2026 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). A ação reunirá trabalhadores do setor, familiares e parceiros em um grande evento gratuito de confraternização, saúde e bem-estar. A programação acontecerá das 9h às 14h, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na Avenida Cosme Ferreira, número 7399, no bairro São José.
O evento é voltado especialmente para os trabalhadores das empresas associadas ao Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci Manaus) e ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon Amazonas), além de seus familiares.
A principal atividade do encontro é o tradicional Torneio de Futsal. O superintendente do Seconci Manaus, Alair Paula, ressalta que iniciativas de fortalecimento do setor já são uma marca registrada da data.
“Mais um DNCS com expectativa cada vez melhor. Esse é um evento construído a muitas mãos, realizado com muito carinho para contribuir para o desenvolvimento social e a valorização dos trabalhadores e suas famílias”, afirmou Alair Paula.
Ações e serviços
Na área de saúde, o SESI Saúde fará aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e aplicação de vacinas de rotina e da Influenza. O Seconci disponibilizará atendimento com médico clínico e equipe de voluntários. A Ótica Luz Visual levará profissionais para a realização de consultas oftalmológicas.
Para os participantes que procuram bem-estar, a Bio Extratus realizará análise capilar, distribuição de amostras e sorteio de brindes. O Instituto Equilybrium oferecerá massagem relaxante. Já o Instituto Mulheres Soberanas cuidará da beleza e da autoestima do público com cortes de cabelo masculino e feminino, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e aplicação de cílios postiços.
No segmento de qualificação profissional e carreira, o programa SESI EJA fará a divulgação e pré-matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promoverá oficina de instalação elétrica, exposição de objetos de marcenaria, demonstração de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e divulgação de cursos profissionalizantes. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atuará com cadastro para o programa Sou + IEL e oferta de oportunidades de estágio.
Na área de sustentabilidade e cidadania, a Eco Cooperativa será responsável pela coleta seletiva do evento, oficina de artesanato com materiais reciclados e exposição educativa. A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Sistema FIEAM) manterá um estande de divulgação dos serviços do SESI, SENAI e IEL, além de uma equipe para a coleta de estatísticas do evento.
Apoio e prêmios
O evento conta com diversos parceiros na infraestrutura e no apoio logístico. A Claro disponibilizará internet gratuita durante toda a programação. A concessionária Águas de Manaus fará a doação de copos de água. A empresa Conin Construção cuidará da instalação elétrica do local. A empresa Refrigerante Magistral apoiará com a estrutura de barracas, e a Happy Kids disponibilizará brinquedos infláveis para a diversão das crianças.
Os trabalhadores presentes também concorrerão a diversos prêmios, como eletrodomésticos e cestas básicas doadas por empresas parceiras, entre elas a Casa Popular, a Construtora Hoss, a SBA Engenharia e o SENAI.
Torneio de futsal
O grande destaque da programação esportiva é a nona edição do Torneio de Futsal, que conta com inscrições confirmadas de 20 equipes. As empresas do setor estão mobilizadas para disputar o título, prometendo movimentar a quadra do Clube do Trabalhador.
Nesta sexta-feira, dia 21, ocorre o sorteio das chaves para definir a ordem e os horários dos jogos. Os times inscritos que representam o setor da construção civil na região são os seguintes:
- ASTEC Fachada Futebol Clube Direcional
- AJATO FC SBA
- Unidos da Conin FC
- Paris Conin
- TAI Engenharia
- Amigos da Montagem Morar Mais Semillon Ideal Mais Porto Buriti
- Vista dos Lírios MRV
- Mira das Águas Lote 6 Incorporações SPE Ltda
- Arruda FC Construtora Arruda Ltda
- Amigos da Direcional Riachuelo Empreendimentos Imobiliários Ltda
- Mirante Cardeal FC MRV
- 519 FC Mantena Empreendimentos
- Viva Vida Rio Tapajós FC Imbau Empreendimentos
- Só Aparência FC Jardim Bonsai
- Unidos da CAP-80 CAP 80 Empreendimentos
- Os Amigos da Onça Seven Ambiental
- Amigos FC Jardim Matsu
- Colmeia FC Le Jardin Empreendimentos
- Mais Andina Rio Puras Empreendimentos
- Morar Mais Bonarda Empreendimentos
ASCOM: Shirley Assis










