![Feirão-do-Pescado-move-R$189-mil-em-três-dias](https://opovoamazonense.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Feirao-do-Pescado-move-R189-mil-em-tres-dias-696x464.jpg)
A primeira edição especial do Feirão do Pescado, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), terminou no domingo (01/12), com a comercialização de mais de 10 toneladas de peixes e uma receita de cerca de R$189 mil ao longo dos três dias de evento.
A produção de peixe veio da piscicultura na região metropolitana e nos municípios adjacentes à capital, oferecendo três espécies: tambaqui, pirarucu e matrinxã.
Uma inovação apresentada durante o evento foi a reutilização dos resíduos provenientes do tratamento de peixes realizado no local. A equipe técnica da ADS ensinou aos tratadores técnicas e diretrizes para otimizar o aproveitamento do pescado.
Após o processo de tratamento do peixe, as aparas com espinha passarão por um processo de reaproveitamento para fazer produtos como: quibe, bolinhos, linguiça, almôndegas e fish burger (hamburger de peixe). Todos produtos de peixe.
“Essas possibilidades que a ADS trouxe para o Feirão do pescado podem ser aplicáveis a todos os peixes de escama, desde o tambaqui até outra espécie de peixe popular de escama. O foco é agregar valor ao produto final e ter uma opção a mais do pescado no mercado ”, disse a engenheira de pesca da ADS, Eveli Cristiane.
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A edição especial do Feirão do Pescado seguiu o mesmo padrão do evento já realizado durante a Semana Santa, com estrutura onde o consumidor pudesse encontrar além do pescado, legumes e frutas regionais, café da manhã , almoço e lanche da tarde. Nesta edição foram três dias realizados em dois pontos da Manaus.
Mais de 17 mil pessoas passaram pelo evento. Os consumidores da zona sul e proximidades puderam comparecer na edição realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia. Já os consumidores da zona norte e proximidades, tiveram como opção o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.
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A piscicultora Cândida Gonçalves (foto), do ramal 14 Bons amigos, zonal rural de Manaus, destacou que o evento é uma oportunidade para pequenos produtores desempenharem sua comercialização com venda direta para o consumidor.
“Essa edição do Feirão do Pescado que a ADS promoveu, foi muito bom para nós pequenos piscicultores porque nos ofereceu uma oportunidade de comercializar nosso pescado direto para o consumidor. Antes não tínhamos esse incentivo”, destacou.
Balanço
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Já com a venda de produtos regionais, foram movimentados mais de R$ 143 mil, durante o Feirão do Pescado. “Foram três dias em que a ADS colocou à disposição dos consumidores manauara a oferta de pescado de qualidade e produtos regionais. E apoiando os pequenos produtores rurais no escoamento de sua produção e garantindo venda direto para consumidor”, destacou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.