Escolinha do Caprichoso mostra como arte pode mudar destinos em Parintins

Foto: Sanler Cardoso

A Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale realizou, neste sábado (13), no Curral Zé Xibelão, a Mostra Pedagógica “Caprichoso: trilhas para o futuro”. O evento apresentou à comunidade parintinense os resultados das oficinas artísticas desenvolvidas ao longo dos últimos meses.

A programação reuniu apresentações e exposições das oficinas de dança, percussão, violão, desenho, pintura artística, pintura digital, Retalhos da Cultura e Meu Quintal de Cores. A mostra evidenciou o trabalho dos arte-educadores da instituição e o potencial criativo das crianças atendidas pelo projeto social do Boi Caprichoso.

Durante o evento, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou a importância da escolinha de arte como instrumento de transformação social e formação humana.

“Estamos vivendo um momento lindo. Parabéns à Irian, aos professores e a toda a diretoria que sempre acredita e nos incentiva a seguir o caminho correto. Obrigado aos pais pela confiança. Aqui no Caprichoso somos uma família de verdade. Quando nos propomos a fazer algo, fazemos de coração, de verdade. Sintam-se orgulhosos de ter seus filhos na escolinha de arte do Boi Caprichoso”, afirmou.

Rossy também compartilhou sua trajetória pessoal, reforçando o papel da arte em sua formação.

“Eu sou um menino pobre, de periferia, que teve a vida transformada pela arte e pela cultura. A escolinha já deu frutos importantes para a cultura parintinense e para o Caprichoso. Hoje vemos artistas, coreógrafos, músicos e gestores que começaram aqui. Esse projeto é dedicação pura e amor verdadeiro com a comunidade”, completou.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, ressaltou o resgate e a continuidade do projeto social do Caprichoso, além da evolução artística apresentada na mostra.

“Hoje é dia de celebrar. O projeto social está vivo. Desde a inauguração da escolinha, percebemos a qualidade artística dos trabalhos apresentados. É um resultado de um trabalho bem direcionado, com linguagem atualizada, dialogando com o universo digital sem perder nossas raízes e tradições do boi”, destacou.

Ericky também parabenizou a equipe pedagógica e os arte-educadores pelo resultado alcançado. “Os arte-educadores estão de parabéns. O que vemos aqui é um trabalho feito com muito primor, vislumbrando um futuro muito bonito para o nosso Caprichoso”, afirmou.

Já a gestora da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, Irian Butel, destacou o impacto do projeto na vida dos alunos e a emoção de reencontrar ex-alunos agora como pais de novas gerações.

“Cada pessoa que passou pela escola foi impactada e carrega uma memória viva desse processo. É muito emocionante ver ex-alunos trazendo hoje seus filhos para as oficinas. Isso mostra que o trabalho continua e se perpetua. Agradeço imensamente à nossa equipe, que faz a Escolinha Caprichoso Trilhas para o Futuro acontecer”, concluiu.

A mostra pedagógica reafirmou o compromisso do Boi Caprichoso com a formação cultural, social e artística de crianças e adolescentes, fortalecendo a arte como ferramenta de transformação e valorização da identidade amazônica.

Assessoria de comunicação: Bruna Karla

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.