Do tucumã ao abacaxi: interior do Amazonas revela potência agrícola com ajuda do Idam

Foram beneficiados em torno de 40 trabalhadores com a emissão de documentos rurais e auxílio na fundação de associação

Produtores comemoram: Idam regulariza documentos e abre portas para financiamentos - Foto: Divulgação/Idam

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) visitou quatro comunidades rurais em São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros de Manaus, para levar serviços essenciais aos produtores. A ação ocorreu entre os dias 8 e 12 de setembro nas comunidades de São João do Cucuiá 1, Laranjal, Arara e Bom Jesus.

Localizadas a cerca de 20 horas de viagem, na calha do Rio Jatapu, as comunidades receberam atendimentos em cada propriedade. Ao todo, 40 agricultores familiares e produtores rurais foram assistidos por técnicos que coletaram dados e coordenadas geográficas para a emissão de documentos.

Entre os documentos emitidos, estão:

  • Cartão do Produtor Primário (CPP)
  • Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Esses documentos são fundamentais para que os produtores possam ter acesso às políticas públicas e linhas de crédito voltadas ao setor primário.

Potencial produtivo e assistência

Milhares de pés de tucumã transformam áreas degradadas em riqueza no Uatumã – Foto: Divulgação/Idam

Na comunidade São João do Cucuiá 1, a equipe do Idam também ajudou os agricultores a regularizar a associação local, que beneficia 20 famílias produtoras.

A gerente da Unidade Local (Unloc) do Idam em São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, destacou o grande potencial produtivo das comunidades, especialmente nas culturas de tucumã, banana, mandioca e abacaxi. “No local, encontramos dois plantios significativos de tucumã onde o pecuarista reflorestou sua área de pasto com mais de 3 mil pés de tucumã e outro cultivo em que foi ampliado para aproximadamente 5 mil pés de tucumã”, explicou a gerente, que estava acompanhada pelo técnico Felipe Carvalho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.