
Em uma iniciativa que visa consolidar a cultura digital e preparar os estudantes para o futuro, 22 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus receberam kits de Robótica Educacional Lego Spike nesta quinta-feira (30/10).
A entrega dos materiais é resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus, a empresa Ardagh Metal Packaging e o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas). As escolas contempladas representam todas as zonas geográficas da cidade e incluem três unidades da educação indígena e uma da educação especial.
O evento de distribuição ocorreu no Espaço de Formação e Experimentação Maria Helena Menezes (EFEX), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
Ampliação e impacto do projeto
O projeto de Robótica Educacional, coordenado pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, tem apresentado uma expansão significativa:
- Desde 2024: O projeto já havia beneficiado 24 escolas e capacitado 96 professores.
- Em 2025: Oito novas escolas foram incluídas, totalizando 32 unidades participantes e a formação de 192 professores neste ano.
- Novos investimentos: As 24 escolas contempladas no ano anterior também receberam novos kits de robótica e formação para mais quatro professores por unidade, ampliando o alcance da ação.
Benefícios da robótica educacional
O principal objetivo da ação é ampliar o acesso dos estudantes às tecnologias educacionais, incentivando o aprendizado de forma prática, criativa e interdisciplinar.
De acordo com Austônio Queiroz dos Santos, gerente do GTE da Semed, a robótica educacional vai além da simples montagem de robôs:
“A entrega desses kits de robótica representa um passo importante para a própria consolidação da cultura digital nas escolas da rede municipal, tendo em vista que estamos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, de certa forma, obrigatória nas escolas. Esse evento é muito importante, porque a robótica educacional vai muito além da montagem de robôs, pois ela estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e desenvolve competências essenciais para a vida e para o futuro profissional dos estudantes.”
A meta é clara: estimular o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, elementos cruciais para preparar os alunos para os desafios e as profissões do século 21.
Por Paulo Rogério/ Semed
 
			 
		










