Deputado Comandante Dan participa da inauguração do CCPI em Manaus

Com presença de Lewandowski, CCPI Amazônia é inaugurado na sede da PF em Manaus – Foto: Divulgação

Com a presença do Ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, o deputado Comandante Dan (Podemos) participou na manhã desta terça-feira (17) do início das atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O Centro funcionará na sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O CCPI objetiva ampliar a capacidade de combate às organizações criminosas na Região Amazônica e terá um papel central na luta contra crimes ambientais e outros ilícitos associados, como lavagem de dinheiro, grilagem de terras públicas e sonegação de impostos.

“Nós precisamos de novas práticas, precisamos de não mais do mesmo, e percebo que esse Centro de Cooperação Policial Internacional representa exatamente isso. Os diversos entes estarão aqui representados, as pessoas e as tecnologias que se farão presentes, o monitoramento em tempo real e a disponibilização de informações em tempo real para o planejamento de ações proativas preventivas e repressivas. Quero parabenizar o Dr. Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal)”, disse o parlamentar, que também lembrou a experiência que teve junto com o atual Diretor de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, na organização da segurança para os eventos Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Em seu pronunciamento, o Ministro Lewandowski agradeceu ao deputado Dan pela fala “mostrando a colaboração que pode dar ao trabalho que estamos realizando”. O Ministro considerou a questão do crime organizado na Amazônia “extremamente grave, extremamente séria, e que não é mais um problema local ou nacional, mas um problema internacional”. Lewandowski cogitou a criação, no futuro, de uma agência internacional para combate ao crime organizado.

O deputado Comandante Dan defende, desde o início de seu mandato, a instalação do Centro Integrado de Coordenação de Operações na Faixa de Fronteira, em Tabatinga, a 1.106 quilômetros de Manaus. A reivindicação é antiga e foi apresentada pelo deputado ao Ministério ainda em 2023. Na semana passada, ele esteve em Brasília (DF), em audiência com o Secretário Nacional de Segurança Pública, tratando do assunto. Mário Sarrubbo afirmou na ocasião que, após a ativação do Centro de Cooperação de Polícia Internacional, trataria do assunto. “Vou lembrar a ele”, falou o parlamentar.

O CCPI Amazônia é financiado com recursos do Fundo Amazônia e ocorre no âmbito do apoio do Fundo Amazônia ao Plano AMAS: Amazônia – Segurança e Soberania.

Estiveram presentes: o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira; e o corregedor nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell Marques, além de autoridades locais ligadas à segurança pública.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.