Deputado Adjuto Afonso destaca importância FIPA geração emprego renda Amazonas

FIPA celebra nova era panificação amazonense Zeina Russo liderança - Foto: Lucas Raposo

A capital amazonense se tornou, nesta quinta-feira (16/10), o palco de um dos principais encontros do setor alimentício da região: a Feira Internacional de Panificação da Amazônia (FIPA). O evento, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipam), segue até o próximo sábado (18/10) no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), representou o Parlamento Estadual na abertura, destacando a relevância da feira para o desenvolvimento econômico local.

Deputado Adjunto Afonso – Foto: Divulgação
“Isso demonstra oportunidades criadas para o nosso estado, não só para os expositores que estão aqui hoje, mas para todos os envolvidos na panificação. Todo dia você vai a uma panificadora, a uma padaria, a uma confeitaria, e é um segmento que só cresce, que agrega tecnologia e tradição. Essa feira é uma oportunidade de geração de emprego e renda”, destacou Adjuto Afonso, apoiador do setor.

Frempeei leva suporte aos empreendedores da panificação

A Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), presidida pelo deputado Adjuto Afonso, marcará presença ativa no evento. A Frempeei oferecerá a expositores e empreendedores do setor os mesmos serviços de orientação, apoio e facilitação que já promove no interior, visando impulsionar o crescimento, a formalização e a competitividade dos pequenos negócios.

O objetivo central da FIPA é fortalecer as cadeias produtivas da panificação e confeitaria na Amazônia, promovendo intercâmbio técnico, inovação e fomentando novas oportunidades de mercado.

Entre os serviços que a Frempeei disponibilizará durante os três dias de feira, estão:

  • Orientação para formalização legal e registro de empreendedores;
  • Apoio técnico para adequação de processos produtivos;
  • Facilitação de acesso a linhas de crédito e microfinanças;
  • Articulação com órgãos públicos e agências de apoio;
  • Mediação de parcerias entre fornecedores e empreendedores.

Esses serviços visam apoiar diretamente os empresários e panificadores, especialmente aqueles do interior do Amazonas, que enfrentam desafios de estrutura, logística e acesso a recursos.

Atuação legislativa em favor do setor

No âmbito legislativo, o deputado Adjuto Afonso tem sido um articulador na criação de proposições que fortalecem a panificação. Na presidência da Frempeei, ele defende projetos de lei que visam a desoneração tributária para micro e pequenas panificadoras, incentivos para inovação e qualificação profissional.

O parlamentar foi o relator da Mensagem Governamental que resultou na Lei $7.613$, de 30 de junho de 2025. Ele articulou a inserção do trigo — utilizado na fabricação de bolachas, pão e derivados — no rol de produtos beneficiados com a redução da base de cálculo do ICMS, oferecendo um suporte real ao setor de pão.

“A panificação é uma cadeia essencial para o alimento do povo, sustento, trabalho, economia local. Nós precisamos dar suporte real às panificadoras amazonenses, sobretudo as micro e pequenas. Estar presente nesta feira, com a Frempeei, é reafirmar nosso compromisso de legislar para fomentar, não para limitar, esse setor tão estratégico”, afirmou o deputado.

Inovação, conexão e liderança feminina

A presidente do Sindipam, Zeina Russo — a primeira mulher a ocupar o cargo nos mais de 60 anos do sindicato —, ressaltou a importância da feira e da parceria institucional.

Presidente do Sindpam, Zeina Russo – Foto: Divulgação/ Sindpam
“A realização da FIPA é um momento histórico para o nosso setor. Vamos promover inovação, conexão de mercado e dar visibilidade à panificação amazonense como motor de emprego e renda”, disse Zeina Russo.

A expectativa dos organizadores é reunir expositores do Amazonas, de outros estados da Região Norte e até internacionais, atraindo um público diversificado de panificadores, empresários, técnicos e interessados em inovação alimentar. O evento também servirá como vitrine regional e internacional, atraindo fornecedores, especialistas e compradores de fora do estado.

Assessoria de Comunicação: Danilo Boniek e Nívia Rodrigues

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.