Ciama e agência alemã alinham ações para novos projetos no setor energético

Projetos são relacionados à área de fornecimento, transição e eficiência energética

Foto: Ascom | Ciama

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento o Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, recebeu, na manhã desta segunda-feira (11/03), a visita de especialistas representantes da agência alemã GIZ – Deutsche Gesellschaft für International e Zusammenarbeit GmbH no Brasil, que estão em Manaus para dar continuidade à cooperação bilateral da agência com o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio de um novo projeto técnico denominado “Transição Energética”.

O diretor do projeto Sistemas de Energias do Futuro, Danniel Almarza, explicou que a GIZ está organizando uma missão de avaliação com especialistas alemães e brasileiros em temas de energia, para identificar e avaliar oportunidades com potenciais parceiros brasileiros que possam contribuir significativamente para o projeto, com revisão de início em 2025.

Na oportunidade, o engenheiro eletricista da Ciama, Aristóteles Neto, apresentou à equipe da GIZ o projeto “Comunidades Sustentáveis”, que vem sendo desenvolvido pela companhia, com objetivo de fornecer energia elétrica 24 horas para comunidades isoladas do interior do Amazonas. E dispõe, ainda, do fornecimento de água potável, saneamento básico e a melhoria da geração de emprego e renda.

Os especialistas da GIZ também tiveram acesso aos dados sobre a situação energética, programas e projetos já implementados pelo Governo do Estado, com diagnósticos.

Os projetos chamaram a atenção da GIZ, que reafirmou o interesse em conversas futuras para o desenvolvimento de novas ações entre a companhia e a agência alemã.

A reunião teve a participação de assessores técnicos da Ciama e dos representantes da GIZ, o coordenador Fabian Laudien, a assessora técnica Hannah Gerick, o consultor interno da Alemanha, Rüdiger Spielkamp e o consultor externo da Alemanha, Andreeas Hahn.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.