CBA avança na bioeconomia ao selecionar startups para hub de inovação

Iniciativa marca novo ciclo de bioinovação na Amazônia

Foto: Robervaldo Rocha

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) divulgou o resultado final do Edital 01/2024 – CBA Open, que selecionou as primeiras startups que irão compor o Espaço CBA de Inovação (ECBAi), o primeiro hub de bioeconomia da Região Norte. As empresas terão seus próprios laboratórios e escritórios na estrutura do CBA, incentivando a parceria para a inovação com o ecossistema colaborativo da bioeconomia da Amazônia, em busca de novas soluções sustentáveis, inovadoras e de base florestal.

As startups selecionadas foram

  • Darvore Cosméticos da Amazônia LTDA– Indústria e comércio de cosméticos naturais com tecnologia de nanoencapsulamento.
  • Eterna Biotech Pesquisa e Desenvolvimento LTDA– Soluções em biotecnologia e biologia sintética para revitalização celular.
  • Fitofit Pesquisa e Desenvolvimento LTDA– Produção de suplementos alimentares sustentáveis com efeito antioxidante e prebiótico.
  • Amazonia for you LTDA – Fabricação do Biofemme, absorvente menstrual inovador à base de insumos amazônicos.
  • Thais Arevola– Moda sustentável com tecidos desenvolvidos a partir de fibras de Curauá e Abacaxi.
  • Essencial Fabricação de Alimentos Amazônicos LTDA– Desenvolvimento de gomas vitamínicas naturais à base de bioativos da Amazônia.
  • Mahta Comércio e Importação de Produtos Naturais LTDA– Produção de alimentos inovadores com ingredientes amazônicos.

O processo seletivo é uma iniciativa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como parte de uma estratégia do Governo Federal para consolidar o CBA como um polo de bioeconomia na Amazônia.

A seleção foi conduzida por um Comitê de Avaliação formado por representantes de instituições de referência na promoção da bioeconomia e da inovação: Sebrae, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Idesam, além de membros do próprio CBA.

O Espaço CBA de Inovação funcionará no prédio do antigo hotel localizado dentro do CBA, no Distrito Industrial, na zona Sul de Manaus e que está passando por um processo de reforma e readequação. A entrega do novo espaço está prevista para abril, quando as startups selecionadas iniciarão oficialmente suas atividades no hub.

“Estamos iniciando um novo momento para o CBA, com a entrada de startups que trazem propostas sólidas de inovação a partir dos insumos da floresta. Essa é uma entrega concreta do nosso propósito: transformar ciência e biodiversidade em soluções sustentáveis para o Brasil e o mundo”, destacou o diretor-geral do CBA, Márcio Miranda.

Já o diretor de operações do CBA, Caio Perecin, reforçou a importância da colaboração institucional no processo seletivo: “A pluralidade do comitê garantiu uma avaliação rica e alinhada com os desafios da bioeconomia. Agora, nosso papel é trabalhar em parceria com essas startups para que cresçam, se conectem ao mercado e gerem impacto real na região”, afirmou Caio.

Por Tereza Teófilo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.