Cartório eleitoral de Humaitá é modernizado, e TRE-AM já planeja expansão ainda maior

O cartório oferece estrutura moderna e inclusiva, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente aos eleitores

Foto: Alessandra Mourão/TRE-AM

O município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) recebeu, nesta quinta-feira, a nova sede do Cartório da 17ª Zona Eleitoral. A inauguração representa um marco para o aprimoramento dos serviços prestados à população e contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis.

Localizado na Rua Padre José Maria Pena, nº 249, no bairro São Pedro, o novo espaço foi planejado para atender um eleitorado de 33.343 pessoas, distribuídos em 114 seções e 29 locais de votação. O prédio foi cedido pela administração municipal, através de uma doação do prefeito Cidenei Lobo, sem gerar custos para a Justiça Eleitoral.

Atendimento humanizado e infraestrutura

Durante a solenidade, a desembargadora Carla Reis destacou que a entrega do novo espaço reflete o compromisso do TRE-AM com a cidadania e a qualidade do serviço público.

“A alegria é nossa em poder entregar à população de Humaitá um cartório mais humanizado e mais confortável, para que, nas próximas eleições, o cidadão possa ser atendido da melhor forma possível. A modernização física e tecnológica fortalece a capacidade de trabalho, dá mais agilidade no atendimento e amplia a qualidade do serviço prestado”, afirmou a presidente.

O juiz da 17ª Zona Eleitoral, Charles Fernandes, reforçou que a nova estrutura é resultado da parceria entre o Executivo municipal e o Judiciário, permitindo um salto de qualidade no acolhimento ao eleitor.

“Conseguimos proporcionar um upgrade no atendimento ao jurisdicionado eleitoral, oferecendo um local mais adequado e acessível”, ressaltou o magistrado.

Acessibilidade e instalações

Um dos principais diferenciais da nova sede é a garantia de acessibilidade universal. O prédio dispõe de:

  • Rampas de acesso;
  • Sanitários adaptados;
  • Sinalização adequada;
  • Balcões acessíveis e áreas de circulação ampliadas.

Além da área de triagem e guichês de atendimento ao público, o cartório conta com salas administrativas, um setor específico para as urnas eletrônicas e área de arquivo, o que proporciona um fluxo de trabalho mais integrado e eficiente.

Futura sede própria

Foto: Alessandra Mourão/TRE-AM

Apesar da conquista atual, a desembargadora Carla Reis anunciou que as tratativas para a construção de uma sede própria da Justiça Eleitoral em Humaitá continuam avançando. Segundo ela, o terreno para a obra já foi assegurado.

“Cumprimos uma etapa com a entrega do cartório e, em breve, a próxima vinda ao município será para lançar a pedra fundamental. O terreno já temos, cedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas”, adiantou.

A cerimônia teve a presença da diretora do TRE-AM, Cynthia Edwards, e de autoridades locais, incluindo o prefeito José Cidenei Lobo (“Dedei Lobo”), o vice-prefeito Antônio Carlos Martins de Almeida, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Domingos, e o Frei Pedro Brondeni, que realizou a bênção do local.

ASCOM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.