
As eleições de 2026 definiram os nomes que representarão o Amazonas no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado a partir de 2027. Com a apuração concluída em 100% das urnas, a população escolheu dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais. A votação ocorreu no primeiro turno, realizado no domingo, dia 4 de outubro. Enquanto os cargos legislativos foram totalmente preenchidos, a disputa pela escolha do novo governador segue para o segundo turno.
Votação no Senado
O eleitorado reelegeu Eduardo Braga, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Plínio Valério, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para o Senado Federal. Ambos já ocupavam cadeiras na Casa e permanecerão no cargo por mais oito anos. O terceiro representante amazonense no Senado é Omar Aziz, do Partido Social Democrático (PSD), cujo mandato atual prossegue até 2031.
Na contagem dos votos, Eduardo Braga alcançou a liderança com 1.240.471 sufrágios, o equivalente a 32,29% dos votos válidos. Plínio Valério obteve 948.793 votos, representando 24,70% da preferência do eleitorado.
A recondução dos dois parlamentares preserva a experiência acumulada no Congresso em pautas decisivas para a região, a exemplo da defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), reformas na legislação tributária, obras de infraestrutura e projetos de desenvolvimento regional a partir de 2027.
Câmara dos Deputados
Para a Câmara dos Deputados, a bancada amazonense ficou configurada com oito vagas. O candidato Sargento Salazar, do Partido Liberal (PL), despontou como o mais votado, somando 212.948 votos. A composição aprovada pelas urnas reúne a seguinte pontuação de candidatos.
- Sargento Salazar do PL com 212.948 votos
- Sidney Leite do PSD com 138.498 votos
- Adail Filho do MDB com 137.148 votos
- Fausto Jr do União Brasil com 122.197 votos
- Amom Mandel do Republicanos com 119.480 votos
- Saullo Vianna do MDB com 91.726 votos
- Joana Darc do União Brasil com 85.461 votos
- Alfredo Nascimento do PL com 59.271 votos
Entre os escolhidos, cinco parlamentares obtiveram a reeleição para dar continuidade aos trabalhos, sendo eles Sidney Leite, Adail Filho, Fausto Jr, Amom Mandel e Saullo Vianna. Por outro lado, Joana Darc e Sargento Salazar assumem mandatos inéditos na Câmara, ao passo que Alfredo Nascimento marca seu retorno às atividades no Congresso Nacional.
Assembleia Legislativa estadual
A disputa para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) definiu as 24 cadeiras parlamentares para a legislatura com início em 2027. O ex-deputado Zé Ricardo, do Partido dos Trabalhadores (PT), registrou a maior votação do pleito, alcançando 72.518 votos, seguido pela deputada Débora Menezes, do PL, com 68.438 votos, e por Mário César Filho, do União Brasil, que somou 67.800 votos. A relação completa dos eleitos abrange os representantes a seguir.
- Zé Ricardo do PT com 72.518 votos
- Débora Menezes do PL com 68.438 votos
- Mário César Filho do União Brasil com 67.800 votos
- Rozenha do PSD com 62.201 votos
- Delegado Péricles do PL com 58.737 votos
- Wilker Barreto do PSD com 55.590 votos
- Thiago Abrahim do MDB com 51.624 votos
- George Lins do União Brasil com 49.999 votos
- Eurico Tavares do PSD com 49.530 votos
- Rodrigo Guedes do Republicanos com 42.295 votos
- Mayra Dias do PSD com 40.135 votos
- Cabo Maciel do PL com 39.417 votos
- Carlinhos Bessa do União Brasil com 39.083 votos
- Felipe Souza do Podemos com 39.081 votos
- Wanderley Monteiro do União Brasil com 38.490 votos
- Adjuto Afonso do União Brasil com 37.983 votos
- Abdala Fraxe do Avante com 37.567 votos
- Clóvis Curubão do PT com 34.869 votos
- Cristiano Dangelo do MDB com 34.615 votos
- David Reis do Avante com 33.012 votos
- David Bemerguy do MDB com 28.415 votos
- Marcelo Palhano do Agir com 27.753 votos
- Eduardo Alfaia do Avante com 22.087 votos
- Eraldo CB do Podemos com 21.896 votos
Balanço das urnas
A votação proporcional direcionada ao Parlamento estadual mobilizou a presença de 2.232.271 eleitores nos locais de votação. Do montante contabilizado, a apuração registrou 2.125.121 votos válidos, enquanto 59.294 pessoas optaram pelo voto em branco e 47.363 eleitores anularam o voto.
Cenário para 2027
O encerramento do processo de contagem consolida o quadro de representação política do Estado para o próximo quadriênio. A bancada federal reunirá variadas correntes partidárias em Brasília, da mesma forma que a Assembleia Legislativa contará com um perfil plural de forças políticas em Manaus.
Os senadores e deputados escolhidos assumem a responsabilidade de conduzir pautas cruciais para a população local, com destaque para a preservação dos incentivos da Zona Franca de Manaus, investimentos em logística e infraestrutura, ampliação da rede de saúde pública, fortalecimento da educação, reforço na segurança comunitária, estímulo ao emprego e impulso econômico nos municípios do interior.
Com as cadeiras legislativas preenchidas, a atenção se volta agora para o comando do Poder Executivo estadual, cuja decisão final ocorrerá no segundo turno agendado para o dia 25 de outubro de 2026. As escolhas feitas nas urnas no dia 4 de outubro delimitam a nova conjuntura que representará os interesses do Amazonas nas instâncias de decisão.










